A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou balanço das operações da Força-Tarefa Coletivos, que atua para combater a violência no sistema de transporte público do estado. De janeiro a agosto de 2023, foram registrados 399 casos de violência no transporte público, contra 339 no mesmo período de 2022. No entanto, de acordo com a SDS, as ações de prevenção e repressão da FT Coletivos resultaram em um aumento na produtividade da segurança pública, com mais de 800 pessoas presas em flagrante, 11 armas de fogo e 236 armas brancas apreendidas, além de mais de 3kg de drogas.
A Força-Tarefa Coletivos, coordenada pela Secretaria Executiva de Defesa Social, atua em diversos bairros e terminais do Grande Recife e Região Metropolitana. As equipes realizam abordagens diárias a cerca de 600 veículos, entre transporte público coletivo regular e transporte complementar. Além disso, 26 terminais integrados recebem reforço de policiamento.
“Com o uso da inteligência policial, da tecnologia, da investigação e do policiamento ostensivo, nossas equipes conseguem estudar o perfil das ocorrências, mapeando áreas e horários de maior incidência desses crimes. Nos permitindo, também, identificar os indivíduos que praticam esse tipo de delito”, afirmou o coronel João Barros, gestor da FT Coletivos.
Além das Polícias Militar e Civil, participam da Força-Tarefa equipes do Consórcio de Transporte Metropolitano Grande Recife, em parceria com empresas de ônibus, dos sindicatos e do Ministério Público. E equipes especializadas do Batalhão de Choque e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), também reforçam as abordagens aos ônibus, com foco na segurança dos usuários e trabalhadores do transporte coletivo.
"As operações da Força-Tarefa Coletivos têm contribuído para reduzir a violência no transporte público de Pernambuco. As ações de prevenção e repressão da FT Coletivos resultaram em um aumento na produtividade da segurança pública, com mais de 800 pessoas presas em flagrante, 11 armas de fogo e 236 armas brancas apreendidas, além de mais de 3kg de drogas", concluem.
Fonte:
Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário