Criado na década de 80, o Metrô do Recife recebeu sua última ampliação em 2013 com a construção do ramal da Arena, criando a estação Cosme e Damião. Passados dez anos, o equipamento não recebeu mais nenhuma melhoria e tanto a linha norte quanto a linha sul enfrentam sucateamento. Sob o controle da CBTU, há muito tempo o equipamento virou um espaço de negociação para parlamentares que integram a base aliada do governo federal, e isso tem acontecido de forma sucessiva, não tendo uma gestão que olhe o Metrô com o cuidado necessário para atender à população.
Ontem um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando o pânico dos passageiros que viram a hora a estação de Afogados pegar fogo e ter uma tragédia com consequências desastrosas para Pernambuco. Apressados deram um jeito de faturar politicamente com o episódio, que felizmente, não deixou nenhum ferido, mas a bem da verdade é que o metrô precisa de uma solução definitiva para um problema que se arrasta há anos.
A governadora Raquel Lyra defendeu na campanha eleitoral que o metrô pudesse ser estadualizado, e a partir de então, tomar uma decisão quanto à gestão, se através de uma concessão, uma privatização ou seguir nas mãos do estado. A bem da verdade é que a terceira opção seria igual ao que temos atualmente, apenas com a diferença de o governo estadual ter um cuidado direto, mas a burocracia para novos investimentos seria a mesma.
Recentemente houve um aumento que praticamente dobrou a tarifa do metrô, mas como os recursos ficam nas mãos da CBTU, ele não resultou em nenhuma melhoria operacional para os passageiros, que seguem sofrendo diariamente com o sucateamento do equipamento, que deveria ser olhado pelo poder público como a solução da mobilidade urbana, e não ser mais um problema para a população que tem sofrido com ele diariamente.
Céu de brigadeiro – Buscando a reeleição, o prefeito João Campos chega no segundo semestre do terceiro ano de sua gestão numa condição extremamente favorável para conquistar o segundo mandato. Além de ter uma gestão bem-avaliada pelos recifenses, o socialista não teria hoje nenhum adversário consolidado para enfrentá-lo. O cenário já foi atestado pelas pesquisas recentes divulgadas.
Tratamento – Além da boa avaliação, o prefeito João Campos também faz um tratamento especial com os vereadores da base, garantindo o espaço necessário para que eles possam viabilizar seus respectivos mandatos. Por isso, todas as pautas de interesse do Palácio Antônio Farias passam com tranquilidade pela Casa de José Mariano.
Cloves Benevides – Após uma exitosa passagem pelo secretariado do ex-governador Paulo Câmara, Cloves Benevides foi oficializado como subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes. Ele é mais um nome que integrou a equipe de Paulo Câmara a estar no governo federal. Além dele, o próprio Paulo, Milton Coelho e Danilo Cabral estão atuando em alguma função no governo federal.
Inocente quer saber – João Campos já pode encomendar a beca da posse para o segundo mandato no Recife?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário