quarta-feira, 28 de junho de 2023

Violência tem sido a marca do São João em Arcoverde

Foto: Reprodução

 

 

A cidade de Arcoverde, no sertão do Estado, realiza, há mais de uma década, um dos São Joãos mais tradicionais de Pernambuco. A festa que ganhou grande destaque no governo do prefeito Zeca Cavalcanti e se manteve durante a gestão de Madalena Brito, perdeu a essência. Quem é de longe, sempre buscou nas festas juninas do município, o forró raiz e São João rústico, se deparou com uma festa que está se plastificando.

 

Com gasto milionário nesse ano, que vão de atrações como, João Gomes, Luan Santana e Nattan, entre outros. A festividade desse ano tem deixado moradores e turistas bastante assustados com os inúmeros casos de violência que se acumulam durante o período junino da cidade, que perdeu a força e desanimou a população, que aponta uma série de problemas relacionados à desorganização e a falta de transparência do evento.

 

Espalham-se vídeos e postagens nas redes sociais com casos dos mais diversos de brigas e agressões, o que tem levado os participantes dos festejos de São João em Arcoverde a um estado de apreensão e medo. Na noite de abertura, um homem, armado com uma pistola, efetuou um disparo em meio a multidão, na noite seguinte foi filmado outro homem efetuando outro disparo, dessa vez ao chão, em um princípio de confusão. As imagens de brigas na praça da bandeira são inúmeras e têm sido registradas pelos frequentadores e divulgados nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp.

 

Em uma das publicações, a cantora Raphaela Santos, uma das grandes atrações do evento junino na cidade, interrompe o seu show para alertar a Polícia Militar do que seria mais uma confusão generalizada em meio à multidão. Já na véspera de São João, 23/06, mais casos de violência. Um médico da cidade deu entrada num hospital vítima de um impacto de uma garrafa de vidro atirada contra ele. Além de tudo isso, a Polícia Militar foi acionada para conter um espancamento a uma mulher por parte do seu companheiro durante a festa.

 

Tocador de vídeo
00:00
00:25

 

Conclusão da Transnordestina – O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos), coordenador da Bancada Pernambucana, reuniu sete entidades do setor produtivo do Estado para tratar da conclusão da Ferrovia Transnordestina no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape. Durante o encontro, que foi realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, as instituições selaram uma união de forças para assegurar a conclusão da obra junto ao governo federal. Além do Crea-PE, a reunião contou com representantes da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das CDLs de Pernambuco (FCDL), Amcham e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

 

Elias Gomes disputa pelo PT – A disputa para as eleições de 2024 na cidade de Jaboatão, está cada vez mais clara aos olhos do eleitor, percebendo de que lado cada grupo está. Se na direita bolsonarista, o PL se movimenta visando a reeleição de Mano Medeiros, a esquerda se movimenta em torno de candidaturas progressistas, alinhadas com o Palácio do Planalto. O que se diz no meio político, é que o ex-prefeito Elias Gomes, deve ser candidato pelo PT, com apoio do presidente Lula. Elias já foi por duas vezes prefeito da cidade e vem participando ativamente da política na cidade, unindo os partidos de esquerda e pavimentando o seu caminho para voltar a governar o município.

 

Em defesa da Mata Norte – O deputado Antônio Moraes apresentou uma proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Mata Norte de Pernambuco, composta por um grupo de parlamentares representantes de municípios daquela região do Estado. A iniciativa de Moraes visa, principalmente, estimular o desenvolvimento econômico da Mata Norte e ampliar a geração de empregos para a população das cidades que a integram.

 

Pela ordem – A atuação na presidência da CPI dos Correios transformou o senador Delcídio Amaral (PT-MS) em celebridade. Nas ruas, ele ouvia até pedidos para que a CPI não acabasse em marmelada. Certa vez, ao embarcar para São Paulo, um gaiato gritou lá do fundo do avião, repetindo o bordão popularizado na transmissão das sessões da CPI, pela tevê: “Pela ordem, presidente!”, gritou o home, “bote todo mundo na cadeia!”

 Fonte: Blog PE URGENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário