Foto: Divulgação 


O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), concorreu no último domingo (2), para uma vaga ao Governo da Paraíba. Ele precisou enfrentar a máquina pública do atual Governador João Azevedo (PSB), que tentou a reeleição e a se manter no cargo. Pedro, começou a campanha com dificuldades, conseguiu terminar em segundo lugar, e levou a disputa para o segundo turno.


Eles obtiveram 863.174 votos (39,65% dos votos válidos) e 520.155 votos (23,90%), respectivamente. A diferença de 343 mil votos não impressiona Cunha Lima, que nessa etapa do pleito poderá contar com os votos do segundo e terceiro colocados. Os resultados, somados, são suficientes para garantir uma vitória no dia 30 de outubro, data da eleição.


O jornalista Nilvan Ferreira (PL) teve mais de 406 mil votos (18,68%), e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), mais de 373 mil votos (17,16%). São quase 780 mil votos que podem ser direcionados para o candidato no segundo turno.


Por motivos de ideologia, os analistas apontam que a maioria dos votos de Nilvan devem ir para Pedro. Já para os eleitores de Veneziano à tendência é para João, os quais são mais à esquerda. Contudo, esse é, apenas, um cenário, retratado no campo das suposições.


Contra João Azevêdo conta o episódio do rompimento com Ricardo Coutinho, que ajudou Azevedo na eleição de 2018, e que tão logo sentou na cadeira de Governador rompeu com o aliado. Na época, magoado, Coutinho desdenhou da capacidade de Azevêdo. “Não seria eleito nem para vereador”. A circunstância, até hoje traumática, não foi esquecida, e a confiança será um peso na balança que estará na mesa das conversas e discussões no contexto de formação das alianças.


Diante do quadro, Pedro é favorito para ganhar essas eleições. Ele se apresenta com credibilidade, firmeza, e passa confiança para os aliados, para os eleitores. Esses, são os principais fatores que apontam para uma resposta positiva da população e a consequente vitória nas urnas. O jovem político Pedro Cunha Lima, caminha para o Palácio da Redenção, de onde irá administrar a Paraíba e os destinos dos paraibanos pelos próximos quatro anos.


Curtinhas


Queda: Pernambuco chegou ao terceiro mês consecutivo de queda tanto nos homicídios como nos roubos em 2022. O período de julho a setembro deste ano foi o menos violento entre todos os trimestres da série histórica de dados de homicídios, iniciada em janeiro de 2004. O balanço preliminar foi divulgado nesta sexta-feira (07.10), durante reunião do Pacto pela Vida (PPV), comandada pelo governador Paulo Câmara. Na ocasião, foram analisadas as estatísticas criminais de setembro de 2022, que manteve o cenário de redução das diversas formas de violência em todo o Estado.


Eleições: Candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) deram início à campanha rumo ao 2º turno com um duro embate em busca de conquistar o eleitorado do Nordeste. Apesar de adotarem estratégias distintas, as campanhas convergem na tentativa de ganhar terreno na região, dominada pela esquerda nas últimas décadas.


Economia: O real foi a 8ª moeda que mais valorizou em relação ao dólar dos Estados Unidos em 2022. Desde o início do ano, a moeda brasileira subiu 6,9%. O levantamento é do economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini. Eis a íntegra do relatório (125 KB).

Fonte: Blog do Alberes Xavier.