As conversas entre o presidente nacional do PDT, o ministro Carlos Lupi e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), parecem estar bastante avançadas e o partido poderá desembarcar da frente popular do Recife liderada pelo PSB e passar a integrar o primeiro escalão do governo estadual, assim como fez o PSD.
Em Pernambuco, o PDT é liderado pelo ex-deputado federal e secretário executivo da Previdência, Wolney Queiroz, e o seu pai, Zé Queiroz, que é pré-candidato a prefeito em Caruaru. A decisão partidária de deixar a base socialista para integrar ao governo estadual poderá mudar completamente o cenário político na capital do agreste.
A governadora Raquel Lyra poderá deixar a base do prefeito Rodrigo Pinheiro para apoiar a candidatura de Queiroz, e acabar indicando o vice-prefeito. Uma das opções poderia ser o diretor de marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, que é filho do ex-prefeito Tony Gel.
O movimento poderia unir os três principais grupos políticos do município em torno de um único projeto e acabar isolando o atual prefeito na disputa. Caso o martelo seja batido e a aliança confirmada, o ex-prefeito Zé Queiroz poderá contar com o maior bloco político de Caruaru, com PDT, PSDB, MDB, PP, PSD, PRD e o apoio irrestrito do Palácio.
COTADÍSSIMO — O secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, deve ser o escolhido de Raquel para enfrentar o PSB na disputa pela prefeitura do Recife. Coelho deve chegar no Carnaval em clima de pré-campanha.
SEM COMANDO — Dessa vez o desfecho não foi favorável para o deputado federal Mendonça Filho, que através de uma decisão judicial, acabou perdendo o comando do União Brasil no Recife para o grupo de Bivar.
ARTICULAÇÃO — A vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT) pode assumir pasta no primeiro escalão do governo estadual e desembarcar da base de João Campos. As negociações estariam sendo conduzidas pela nacional do partido.
SEM LEGENDA — O deputado Túlio Gadelha não conseguiu viabilizar sua candidatura e mais uma vez ficará de fora da disputa pela prefeitura do Recife. A federação PSOL-REDE deverá oficializar a candidatura de Dani Portela.
VOA BRASIL — O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que as passagens aéreas a R$ 200 deverão começar a ser vendidas a partir de fevereiro para aposentados do INSS e estudantes do Prouni.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: Foco Político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário