Prestes a concluir seu segundo mandato, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales, oficializou a vereadora Adilma Lacerda como sua pré-candidata nas eleições deste ano. A definição encerrou as especulações sobre quem seria o nome escolhido por Célia e sepultou o sonho da vice-prefeita Patrícia de Leno de ter o seu apoio.
No campo oposicionista já havia a postulação do grupo liderado pelo ex-prefeito Carlos Santana, que tem a deputada estadual Simone Santana, e do presidente da Câmara, Deoclécio Lira. Outros nomes podem surgir, mas a princípio Adilma, Patrícia, o grupo Santana e Deoclécio são os mais fortes no cenário eleitoral.
Com um PIB de mais de R$ 9 bilhões e um orçamento de R$ 1,5 bilhão, Ipojuca é um dos mais importantes municípios pernambucanos, figurando na terceira colocação entre as cidades mais ricas do estado, sendo o maior PIB per capita de Pernambuco. A cadeira de prefeito confere muito poder e muito prestígio. Após a hegemonia de Pedro Serafim, de Carlos Santana e agora de Célia Sales, todos os olhos se voltam sobre quem terá a chave do cofre a partir de janeiro de 2025.
Ao concluir seus dois mandatos, Célia Sales fará esforços no sentido de garantir que Adilma Lacerda possa ser a sua sucessora, enquanto o grupo Santana tentará quebrar este ciclo voltando a governar a cidade após Carlos perder a reeleição em 2016. Os outros dois principais atores terão papel de fiel da balança, caso pendam para algum dos dois grupos, ou poderão beneficiar a gestão caso mantenha-se as quatro postulações até o final, uma vez que na fragmentação oposicionista, o nome escolhido pela máquina larga na frente com chances de vitória.
Presença – No último sábado, a vice-governadora Priscila Krause participou da tradicional procissão em São Bento do Una, Pernambuco, representando a governadora Raquel Lyra. Com 186 anos de história, a celebração dedicada a Bom Jesus dos Passos reuniu milhares de fiéis pelas ruas da cidade, impressionando Priscila pela grandiosidade e união de gerações. A deputada estadual Débora Almeida, anfitriã do evento, destacou a importância da presença da vice-governadora, marcando a primeira vez que um vice-governador acompanhou a manifestação religiosa na cidade.
Planejamento – O deputado estadual Joaquim Lira reuniu sua equipe para definir estratégias para o ano, focando em demandas cruciais da atual legislatura. Presidindo a Comissão de Administração Pública, Lira destaca sua responsabilidade, especialmente em ano eleitoral. Comprometido com a mesma “pegada” de 2023, promete manter o fluxo de requerimentos, indicações e cobranças, buscando melhorias para os municípios. Além disso, planeja apresentar Projetos de Lei em ritmo constante, como evidenciado por suas sete propostas no último ano, incluindo incentivos fiscais para energia solar em propriedades rurais.
Compromisso – Lira reafirma seu compromisso com os municípios que representa, buscando soluções para as demandas pleiteadas ao longo de 2023. Em 2024, ele continua envolvido em diversas comissões, reforçando seu comprometimento com temas cruciais, como a Primeira Infância.
Inocente quer saber – Como será a disputa pela prefeitura de Goiana?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário