Foto: Foto: Reprodução/Republicanos
Por Renan Franza, colunista interino
Chamou atenção a última visita do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Pernambuco. Com um potencial excepcional de articulação, “Silvinho” mostrou que o Republicanos e o seu grupo político seguem com mais força e capital político do que nunca. Tanto nas agendas com a governadora Raquel Lyra (PSDB) quanto com o recente anúncio de apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o ministro reforça que mesmo focado em suas atividades institucionais, permanece mais do que de olho no cenário político do estado. O recente apoio de Silvio Costa Filho e de seu partido ao prefeito da capital pernambucana não deixa de ser mais um aceno de Lula ao PSB na Região Metropolitana visando a vice-prefeitura, podendo viabilizar outras costuras próximas de ter o martelo batido, como a pré-candidatura de Elias Gomes (PT), que espera reciprocidade dos socialistas em Jaboatão.
Se o ministro seguir nesta linha, valorizando as articulações políticas sem esquecer de trazer importantes projetos para o Estado, ganha a população.
O PRIMEIRO DA PRIMEIRA - Com o fim do ano chegando, a senadora Teresa Leitão (PT) fez um balanço do seu primeiro ano de mandato, que por consequência também foi o primeiro ano de uma mulher pernambucana na Casa Alta do Congresso. A petista destacou os projetos apresentados no Senado e as primeiras ações do governo Lula, mas ressaltou os desafios do primeiro ano de transição à gestão anterior, de Jair Bolsonaro. “Tive a oportunidade de trazer a minha experiência do magistério e da luta sindical, que é uma bela escola de fazer política coletivamente. Tudo isso eu trouxe para o Senado, mas tudo é pouco diante do desafio”, enfatizou a parlamentar.
EXTRAORDINÁRIO - O fim de ano no legislativo pernambucano tem sido extraordinário, mas não da forma como conhecemos a palavra. É que tanto a Câmara Municipal do Recife como a Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) devem adiar o recesso de fim de ano e “reabrir” os plenários na última semana de dezembro. Na Câmara a convocação extraordinária já é certa, para votar um Projeto de Lei enviado em urgência pelo prefeito João Campos (PSB) que visa garantir incentivos fiscais para o setor aéreo, os trâmites começam hoje (26). Já na Alepe, a possibilidade foi levantada pelo presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), caso seja necessário votar uma nova alíquota do ICMS antes de 2024.
DE VOLTA - A deputada estadual Rosa Amorim (PT) voltou a Caruaru, sua cidade de origem, para participar do Natal Solidário do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no último fim de semana. A petista, que cresceu em um assentamento do MST, voltou a acompanhar o movimento. Rosa deixa claro a sua intenção de concorrer à prefeitura do município em 2024. Mostrar que não abre mão de sua ideologia é um passo importante na construção de uma eventual candidatura.
FRASE DO DIA: “O Brasil tributa muito, cobra muito e gasta mal", disse a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
RÁPIDAS
NO SERTÃO - A governadora Raquel Lyra cumpre agenda nesta terça-feira (26) em Petrolina. A gestora fará a entrega da VPE-639, rodovia estratégica para o escoamento da produção da fruticultura no município e em toda a região.
AINDA POR LÁ - Na pesquisa feita pela Simplex em parceria com a CBN em Orocó, divulgada à meia noite de hoje por este blog, o ex-vereador e pré-candidato Ismael Lira lidera a disputa majoritária em todos os cenários. O atual prefeito, George Gueber, enfrenta uma amarga rejeição: 69,5% dos entrevistados desaprovam o seu mandato.
PINGA FOGO: Com tanta repercussão neste fim de ano, a segurança pública será o tema mais debatido em 2024?
Fonte : Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário