terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Paulista divide o PT em Pernambuco

 

A filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) do prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, continua a causar dissidências internas na legenda tanto a nível municipal quanto nos diretórios estadual e nacional da sigla. Recentemente, em contato com a reportagem e sob reserva da fonte, um membro da cúpula do partido tentou minimizar os ruídos sob alegação de que haveria um consenso quanto ao tema, mas o argumento foi negado pela vereadora Flávia Hellen, única representante da sigla no Legislativo Municipal.

Em entrevista exclusiva ao Fala PE, a vereadora lembrou que, nos últimos dois anos e meio, o PT no Paulista exerceu forte atuação na fiscalização do Executivo, “apontando as contradições na cidade”, mas que decidiu, após a eleição do presidente Lula (PT) para o Palácio do Planalto, em 2022, ingressar na gestão Yves Ribeiro.

Hellen observa, no entanto, que mesmo após o embarque do partido no governo municipal, o prefeito segue “sem abraçar as bandeiras do PT”. “E eu não assino cheque em branco. Nunca fui chamada pela direção ou pelo próprio prefeito para discutir a sua pré-candidatura à reeleição pelo PT. Fizeram o processo sem me consultar enquanto única vereadora petista na cidade.”

A parlamentar ressaltou ainda que “não existe consenso sem o livre debate” e, diante dos fatos, apresentou aos diretórios estadual e nacional do partido um documento com o seu posicionamento. E colocou o nome à disposição para que a sigla decida “se quer apoiar um prefeito que nunca quis ser petista, e que faz um governo com dificuldades porque não tem escuta ativa; ou se prefere apostar num quadro que está nas fileiras há 12 anos e que vem fazendo um dos melhores mandatos na cidade”.

“Yves quer o PT porque sabe da boa avaliação de Lula no município, mas não abraça o PT e as suas pautas. Portanto, reitero o que disse quando afirmei que não irei assinar cheque em branco, e me coloco à disposição do partido. Se o PT quer apoiar alguém, quem apoie quem é militante no bom ou no ruim”, disparou Hellen.

Por fim, a vereadora reforçou que não houve unanimidade quanto à filiação de Yves ao PT sequer no diretório estadual. “Foi aprovada a filiação sem o aval de candidatura, até porque, no PT, há prévias quando se há mais de uma postulação, conforme previsto em nosso regimento interno. O grupo da senadora Teresa Leitão se absteve; a CNB foi a favor e a DS e ASD de Osmar Ricardo e Oscar Barreto foram contrárias”, pontuou Hellen.

Olinda
Idealizador da Fundação Pra Cima, o publicitário Pablo Rocha é uma das apostas da juventude cristã para a Câmara de Olinda em 2024. Pablo tem atuado no campo de oposição ao prefeito Professor Lupércio (PSD), e conta com o apoio de nomes como o do vice-prefeito Márcio Botêlho (PP) e da presidente do PL Mulher em Pernambuco, Izabel Urquiza.

Sudene
O conselho deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) se reúne na quarta-feira (13), a partir das 9h, no Instituto Ricardo Brennand, no Recife, para apresentar as principais metas do órgão para 2024 e, em paralelo, eleger a nova composição do Consórcio Nordeste de Governadores. Estarão presentes, entre outros, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o presidente da Sudene, Danilo Cabral.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário