Com o ocaso político do seu maior líder em Pernambuco, o ex-senador Jarbas Vasconcelos, o MDB no estado está sendo comandado numa espécie de "triubvirato" e por causa disso foi parar no divã.
Hoje, a legenda que já comandou o estado, está fragmentando em três alas. A primeira delas é a do presidente Raul Henry que está umbilicalmente ligado ao prefeito João Campos. O ninho emedebista ainda tem o grupo do senador Fernando Dueire e outro vindo de Vitória de Santo Antão com o prefeito Paulo Roberto como principal líder, além da deputada Iza Arruda.
Essa fragmentação de comando que forma a executiva estadual amplia as dificuldades de formular uma decisão política com qual grupo vão militar.
A relação da govenadora Raquel Lyra é boa com o presidente nacional Balei Rossi, mas a definição é aqui, inclusive ela teve uma agenda com ele essa semana. Por sua vez, o prefeito João Campos tem Raul próximo, mas falta a totalidade da legenda. O somatório disso consolida a pluralidade do MDB desde seu nascedouro, porém complica para bater o martelo para qual lado vão pender.
QUER APROXIMAR - O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, confirmou que está bem encaminhado para ir para o Republicanos. E quer se transformar na ponte entre o partido e a governadora Raquel Lyra. Resta saber se o Palácio vai querer essa aproximação neste momento.
RETOMOU O PROTAGONISMO - Em números, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral fez um balanço de sua atuação e destacou que regastou o peso institucional da Sudene. Ele avaliou como positivo a reunião com a governadora Raquel Lyra, de quem foi adversário na eleição, “foi um momento de juntamos nossas pautas para destravar ações para Pernambuco”, disse Danilo.
COMEMOROU - Após a Congresso Nacional decidir manter os benefícios fiscais concedidos às indústrias automotivas do Nordeste, durante a votação da Reforma Tributária, a governadora Raquel Lyra comemorou o resultado, o qual classificou como “histórico” para Pernambuco.
FRASE DO DIA: “O partido está longe do Governo Lula e o tamanho dele também”, disse o prefeito Rodrigo Pinheiro ao justificar sua saída do PSDB.
RÁPIDAS
ACERTOS FINAIS - Uma fonte próxima ao prefeito de Caruaru revelou que ele está esperando uma agenda do ministro Silvio Costa Filho para fazer o ato de filiação.
PONTAPÉ INICIAL - O prefeito Marcelo Gouveia lançou oficialmente a pré-candidatura de Paulinha da Educação para prefeita de Paudalho. Ele disse que só anunciar o vice em março e admite que pode ser um vereador.
ROMPIDO DE VEZ - Mesmo distantes há meses, o ex-prefeito e deputado Mário Ricardo bateu forte na gestão e anunciou seu rompimento. Ele fez isso durante ato na Câmara de vereadores. Com esse clima, começou a eleição em Igarassu.
PINGA-FOGO: Rodrigo Pinheiro acerta em deixar o PSDB?
Fonte : Blog do Elielson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário