terça-feira, 7 de novembro de 2023

Tira-teima no Cabo

Foto: Divulgação

Eleitos em 2016 prefeito e vice, respectivamente, Lula Cabral e Keko do Armazém se afastaram politicamente após o afastamento de Lula e ascensão do vice por um período de um ano. Mesmo com a volta de Lula, os dois não se entenderam e se enfrentaram nas urnas em 2020. Desta vez quem levou a melhor foi Keko, que graças a um entendimento da oposição no meio da eleição com a desistência de candidaturas, acabou sendo beneficiado. O desgaste de Lula pesou e Keko tornou-se prefeito.

Passados três anos de gestão, em que houve um teste nas urnas para deputado estadual em que Jefferson Timóteo sagrou-se majoritário. Havia uma expectativa que o prefeito pudesse voar em céu de brigadeiro na busca pela reeleição, porém não se sabe o motivo, a gestão vem patinando com uma rejeição significativa perante o eleitorado cabense.

Esta situação tem beneficiado Lula Cabral, que mesmo não sendo majoritário em 2022 na cidade, viu o jogo virar e levantamentos apontam para o seu favoritismo. Há um reconhecimento claro do eleitor que as gestões Lula Cabral conseguiram levar o município a um nível significativo de avanços em várias áreas, e por isso o sentimento de volta de Lula tem se tornado cada vez mais latente.

Apesar do momento não muito favorável, não se pode menosprezar a força de uma máquina, Keko do Armazém tem mecanismos para se recuperar e chegar no período eleitoral em condições de renovar o mandato, mas para isso precisará urgentemente girar a chave da gestão. Nem mesmo a troca de mais de uma dezena de secretários foi capaz de mudar o panorama na cidade, porém nunca é tarde para que o prefeito possa se recuperar e chegar fortalecido em 2024 para renovar o mandato.

Avante – Uma das grandes surpresas eleitorais de 2022, o deputado federal Waldemar Oliveira também tem se destacado na articulação política. Ao lado do presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, Waldemar vem fortalecendo o partido para as eleições municipais do próximo ano.

Senador – Não é só na Câmara dos Deputados e no seu partido que Waldemar Oliveira vive um bom momento. Há uma articulação em curso que poderá levar o senador Humberto Costa ao TCU. Caso se concretize, Waldemar herdaria o mandato no Senado em definitivo pois é o primeiro suplente. Em seu lugar, entraria Cristiane Moneta, que é a primeira suplente do Avante na Câmara Federal.

Empregos – Petrolina no Sertão do São Francisco lidera a criação de empregos em Pernambuco, com mais de 4 mil novos empregos em outubro em comparação ao ano anterior, impulsionada pelo agronegócio. A cidade possui mais de 77 mil empregos formais, resultado de crescimento contínuo desde 2017, com políticas de incentivo ao emprego. O prefeito Simão Durando expressa otimismo em relação ao futuro.

Inocente quer saber – Quem levará a  melhor na disputa pela prefeitura do Cabo em 2024?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário