terça-feira, 28 de novembro de 2023

Juntos pela Segurança: Governo aposta alto na nova política de segurança pública

Quando foi prefeita de Caruaru, Raquel Lyra se notabilizou por ter conseguido reduzir os índices de violência no então maior município do interior de Pernambuco (atualmente segundo maior, atrás de Petrolina). Somente em 2018, a queda no número de homicídios em relação ao ano anterior foi de 35%. Em 2020, a redução foi de 19%, enquanto o Estado registrou, no mesmo ano, aumento de 8,4%. O desafio da governadora agora é bem maior: reduzir a violência em todo o Estado. Para isso, ela aposta alto no Juntos pela Segurança.

A nova política de segurança pública de Pernambuco é ambiciosa. A meta é reduzir crimes como homicídios e violência contra a mulher em 30% até 2026. Mas a governadora sabe que, para dar certo, o Juntos pela Segurança precisa ser assertivo e, acima de tudo, estar amparado por um forte investimento. Por isso, o Governo diz ter R$ 1 bilhão em recursos garantidos.

Dinheiro que será gasto na renovação da frota das forças de segurança, na construção de novos batalhões de polícia em todo o Estado, na aquisição de armamentos e no aumento do efetivo policial, com a abertura de novos concursos. Há, ainda, a ideia de que algumas ações serão específicas para as regiões, observando as particularidades de cada uma delas.

Embora o Juntos pela Segurança tenha sido planejado para atacar a violência em várias frentes, talvez ainda demore um pouco para a população sentir os seus efeitos. Porque ele foi pensado para ser uma política permanente de segurança pública, e não uma ação isolada. Mas uma coisa é certa: se o Governo conseguir os resultados que espera, Pernambuco pode estar apenas dando início a uma profunda mudança, se transformando, em um breve futuro, em um estado com mais proteção social e bem-estar para a sua população.

PP
A deputada federal Clarissa Tércio (PP) tem intensificado a presença na cidade do Jaboatão dos Guararapes. Clarissa é apontada como pré-candidata do partido ao Executivo Municipal em 2024 e não tem poupado críticas ao atual gestor Mano Medeiros (PL), a quem recentemente um aliado da parlamentar classificou como “um ilustre desconhecido”.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário