segunda-feira, 27 de novembro de 2023

A montagem política de Raquel

 

Costume já antigo em Pernambuco, o chefe (no nosso caso, a chefe) do Executivo Estadual é sempre a figura a quem os prefeitos procuram para montarem suas chapas nos municípios. Se não para disputarem pela legenda de quem está no comando do Palácio, pelo menos ter a legenda como aliada. Foi nesse ritmo que Eduardo Campos conseguiu retomar o protagonismo do PSB já nos anos de 2007 e 2008 quando organizou e elegeu uma quantidade significativa de prefeitos. O mesmo aconteceu em 2012 quando este mesmo número foi ampliado.

Acontece que dessa vez a governadora não tinha (ainda) apontado um caminho de legenda para os seus candidatos a Prefeito. Agora já tem. Não será apenas um partido, mas dois: o PSDB, e o PSD. O primeiro é hoje a legenda a qual a governadora é filiada. Já o PSD, é a legenda pela qual, segundo informações da mídia nacional, Raquel pretende se filiar tendo em vista que os rumos dos tucanos em nível nacional é de fazer oposição ao Governo Lula, algo que não está nos planos da governadora. 

Além desses, existem partidos que são aliados de Raquel Lyra e que devem ter um papel importante nas eleições municipais do ano que vem. Alguns, já tem inclusive assento no Palácio do Campos das Princesas. Outros ainda em processo de conversa como é o caso do PDT. Mas, tem o PP, o PL, o MDB, parte do União Brasil. 

Em recentes entrevistas a governadora disse que pretende manter uma base importante e significativa na Assembleia Legislativa. Raquel sabe também da importância de ter um número considerável de prefeitos e aliados nos municípios principalmente tendo em vista que teremos uma disputa em 2026 e a governadora vai precisar de um time nos municípios.

Lançamento

Acontece nesta segunda-feira a partir das 10 da manhã a apresentação do Plano de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, o Juntos Pela Segurança. O evento comandado pela governadora Raquel Lyra acontece na Arena Pernambuco.

Investindo

O PT lançou na última sexta-feira a pré-candidatura da deputada estadual Rosa Amorim a Prefeitura de Caruaru. O evento foi prestigiado pelo senador Humberto Costa que é entusiasta do projeto da petista. O encontro aconteceu em meio a buscas pelo apoio da legenda tanto por parte do prefeito Rodrigo Pinheiro quanto do ex-prefeito José Queiroz.

Opções

O PT não depende apenas de si mesmo para lançar um nome em uma disputa municipal tendo em vista que o partido faz parte de uma federação que envolve o PV e o PC do B. No caso, por exemplo, do PV, a opção que pesa mais forte é o apoio ao prefeito Rodrigo Pinheiro que inclusive foi convidado para se filiar a legenda.

Se movimentando

Visando sua pré-candidatura a prefeito de Garanhuns onde enfrentará o atual prefeito Sivaldo Albino, o deputado estadual Izaias Regis esteve reunido no sábado com o ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry onde debateu sobre o cenário político para a cidade. Por lá, o MDB vai caminhar ao lado de Izaias Regis.

COP

A governadora Raquel Lyra estará na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Esta será a primeira vez que ocorrerá um evento co-promovido pela presidência da COP focado em governos estaduais. A governadora vai fazer parte da comitiva presidencial atendendo ao convite do presidente Lula.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário