Após ter conseguido o feito de ter sido eleita a primeira mulher prefeita do município de Trindade, Helbinha Rodrigues (UB) tem mais uma grande conquista para adicionar à trajetória: o sucesso da oitava edição da Exposição e Feira Internacional das Indústrias do Gesso, a ExpoGesso.
Considerada como a maior e mais importante mostra voltada ao segmento gesseiro do país, o evento conseguiu atingir, em 2023, a marca de mais de R$ 110 milhões em negócios fechados e prospecções para os próximos dois meses. A feira superou as expectativas e apresentou como resultado uma alta movimentação no Arranjo Produtivo Local (APL) do Gesso.
Na prática, durante os quatro dias de evento, mais de 15 mil pessoas visitaram a ExpoGesso, um cenário que se traduziu no reaquecimento da economia local, com foco nos setores de hotelaria, gastronomia e serviços. Além disso, durante o período, foram gerados mais de três mil empregos diretos e indiretos.
Já no campo da política, a prefeita Helbinha Rodrigues demonstrou forte alinhamento com a governadora Raquel Lyra (PSDB), que fez questão de prestigiar a exposição. “Não visamos oportunismos políticos como muitos têm procurado. Trabalhamos, sim, para alavancar o desenvolvimento do município. E seguimos juntas e focadas em prol de um horizonte de realizações para Trindade. Esse é o nosso compromisso enquanto gestoras”, disse a prefeita.
Esse alinhamento entre as gestões municipal e estadual se traduziu em novos investimentos e na abertura de oportunidades para os produtores locais. A governadora Raquel Lyra garantiu, por meio do PE Produz, recursos na ordem de R$ 15 milhões, montante que irá contemplar até 1,5 mil famílias em todo o estado por meio de projetos contemplados pelo edital do programa.
Alepe – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou duas proposições – de autoria dos deputados estaduais Diogo Moraes (PSB) e João de Nadegi (PV) – para modificar o regimento interno da Casa e antecipar a data para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. A partir das alterações, pode ser feita a qualquer momento a convocação para eleger os próximos ocupantes de cargos como presidente e primeiro-secretário, por exemplo.
Fidelidade – A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) tem se destacado como uma das mais fiéis parlamentares às orientações feitas pelo Palácio do Campo das Princesas. Socorro foi uma entre os dez deputados que se posicionaram de acordo com a governadora Raquel Lyra (PSDB) na votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Esse alinhamento se estende por todo o grupo político, composto também pelo prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB).
Olinda – O vice-prefeito Márcio Botelho (PP) tem pautado as movimentações dos pré-candidatos de oposição ao prefeito Professor Lupércio (PSD), em Olinda. Desde que rompeu com o então aliado após ter sido preterido na escolha pela sucessão, Botelho tem ocupado relevante espaço na mídia e criado um ambiente favorável à união de forças contra Mirella Almeida, sobrinha de Lupércio e nome do grupo do atual gestor à sucessão em 2024.
Aprovada – A prefeita Juliana de Chaparral recebeu uma boa notícia nesta terça-feira (07). O TCE emitiu parecer pela aprovação das contas da gestora relativas a 2021. O parecer positivo mostra que Juliana fez um bom trabalho no primeiro ano de governo em Casinhas, apesar das adversidades enfrentadas com a pandemia. Com o parecer em mãos, a Câmara Municipal deverá seguir a orientação do tribunal.
Perdeu tempo – O vereador André Carvalho bem que tentou dificultar a vida do prefeito Paulo Roberto, em Vitória de Santo Antão. O oposicionista pediu Medida Cautelar ao TCE alegando irregularidades em um contrato do setor de infraestrutura do município, mas o tribunal negou. Ao que parece, não havia irregularidades e o parlamentar vai ter que se explicar diante da população.
Mãe é mãe – Em Serra Talhada, a vereadora Alice Conrado saiu em defesa da filha, a prefeita Márcia Conrado. Mesmo não tendo o costume de falar na tribuna, Alice usou o microfone para enaltecer os feitos que a filha vem fazendo na cidade e zona rural. E ainda alfinetou o ex-prefeito Luciano Duque: “Se ele não fez foi porque não quis fazer”.
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário