Em busca de uma alternativa político-eleitoral que lhe garanta um mínimo de fôlego na busca pela construção de uma candidatura competitiva para disputar a reeleição, em 2024, o prefeito Yves Ribeiro decidiu deixar o MDB e ingressar no Partido dos Trabalhadores.
A estratégia passaria pelo apoio da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) à reeleição de Yves, mas ao contrário de outros recém-filiados ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a exemplo do ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, a entrada do gestor paulistense na sigla acabou por provocar um racha interno que vai ser resolvido pela executiva nacional.
Isso porque, sem ao menos buscar um consenso por meio do diálogo, Yves ignorou a pré-candidatura da vereadora Flávia Hellen, que alegou ter sido pega de surpresa com a filiação. Hellen disse que irá levar a situação à deputada federal Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT. Esse é um cenário desfavorável a Yves, tendo em vista o histórico de debates internos provocados pelas mais diversas correntes do partido.
Enquanto encontra resistência interna na nova legenda, Yves precisa, ao mesmo tempo, lidar com um alto índice de rejeição popular devido à falta de políticas públicas eficientes e entrega de resultados palpáveis em áreas sensíveis como educação, saúde e infraestrutura, e ainda, com o aumento e o fortalecimento de candidaturas no campo de oposição.
Entre os principais nomes que deverão concorrer na disputa do próximo ano como adversários de Yves estão o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) e o atual vice-prefeito Dido Vieira (Republicanos).
Apesar de ter ganhado certa sobrevida, Yves precisa correr contra o tempo para unir forças em torno de sua pré-candidatura, além de mudar radicalmente os rumos da gestão, sob o risco de ver a sonhada reeleição descer ralo abaixo.
Força
A governadora Raquel Lyra deu uma verdadeira demonstração de força política ao reunir na cidade de Ipojuca no mesmo evento a deputada estadual Simone Santana e a prefeita da cidade, Célia Sales. As duas fazem parte de grupos políticos distintos que devem protagonizar um verdadeiro embate eleitoral em 2024.
Apoio
O PV vai caminhar em Jaboatão ao lado de Elias Gomes. A afirmação foi feita pelo deputado federal Clodoaldo Magalhães "Elias não só possui uma sólida preparação, mas também detém capital político substancial, sendo apto a assumir a posição de prefeito em qualquer capital do país" disse o parlamentar. Com o apoio do PV, Elias fecha em torno de seu nome toda a federação incluindo também o PC do B além do próprio PT.
Ampliação
Além de fechar o apoio do PV, Elias Gomes também garantiu em seu palanque a presença do Republicanos e do MDB. A pré-candidatura de Elias na cidade de Jaboatão vem cada vez mais ganhando forma e musculatura numa disputa que promete.
Cabo
O Cabo de Santo Agostinho foi contemplado com mais de 700 unidades pelo Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito na última quarta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. O prefeito do Cabo, Keko do Armazém, esteve presente no evento. A primeira etapa do projeto será destinada a famílias com renda de até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.460.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário