terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Debate nacionalizado

Foto: Nando Chiappetta

Há cerca de duas semanas que as pautas nacionais têm dividido espaço com as discussões estaduais no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o que vem servindo para um embate direto entre os deputados bolsonaristas e petistas.

O primeiro enfrentamento foi relacionado ao discurso de Lula sobre ação de Israel em Gaza. Já o mais recente foi referente ao ato realizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (25), na Paulista. O deputado João Paulo (PT) chegou a negar um aparte ao Coronel Alberto Feitosa (PL), criando um clima de tensão na Casa. “Não tenho medo de vossa excelência e muito menos de vossa arma”, disse o ex-prefeito do Recife.

Embora esse ano seja de eleição municipal, a disputa para presidente da República, que aconteceu há 16 meses, ainda segue viva no imaginário de alguns parlamentares na Alepe, que defendem com unhas e dentes os projetos liderados por Bolsonaro e Lula.

Repreensão – Com a presença de 11 dos 49 deputados no plenário da Alepe, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) levou um puxão de orelha do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, por ter reproduzido no microfone da tribuna um discurso do pastor Silas Malafaia na Avenida Paulista. De acordo com Porto, o regimento não permite essa prática.

Missão – Representando a CCLJ da Alepe, a deputada Débora Almeida (PSDB) embarcou ontem (26) para Brasília, onde participou de um encontro com membros de outras assembleias que integram a Unale. Entre as pautas, a discussão para a retomada da PEC 47/2012, que trata sobre a ampliação das competências legislativas estaduais.

Ação – O presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, segue num ritmo intenso de conversas e articulações para o pleito deste ano. Filiações de prefeitos e pré-candidatos majoritários de todas as regiões do estado seguem a todo vapor, fortalecendo a legenda que tem a governadora Raquel Lyra como principal liderança.

Direção – Nos próximos dias o PSB vai oficializar apoio à pré-candidatura de Zé Queiroz (PDT) a prefeito de Caruaru. O movimento fez o presidente municipal da legenda, Marcelo Gomes, que ocupa o cargo de Consultor Técnico na gestão municipal, deixar a direção partidária. Um novo nome alinhado ao projeto pedetista na cidade será apresentado.

Novo desenho – Presidente do PT Caruaru e pré-candidato a prefeito no município, Leo Bulhões já considera jogar a toalha para tentar ser indicado a vice de Zé Queiroz (PDT) ou até mesmo disputar uma das cadeiras na Câmara Municipal. Essa mudança afunilará o número de concorrentes na cidade.

Fonte :Blog Cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário