As sucessivas crises econômicas enfrentadas pelo Brasil nos últimos dez anos deixaram marcas profundas não só no mercado nacional, mas também nas finanças de grande parte da população. Durante esse período, principalmente ao longo da pandemia de covid-19, a situação foi tão alarmante que a insegurança alimentar voltou a assombrar os lares brasileiros, fato que contribuiu para que muitas pessoas fossem levadas ao endividamento. Inevitavelmente, a solução desse quadro deve passar por ações concretas do poder público.
No âmbito federal, o governo Lula lançou o Desenrola Brasil, um programa que visa recuperar as condições de crédito de devedores, possibilitando a negociação, com desconto, das dívidas que eles possuem. Até o momento, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a ação já fez com que as instituições financeiras negociassem R$ 5,4 bilhões em 905 mil contratos de dívida.
Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra também tem feito a sua parte para ajudar a população do Estado a sair do vermelho. Através da Secretaria da Fazenda, a tucana lançou o programa Dívida Zero, que tem como alvo contribuintes que têm pendências referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ICD).
A ideia da gestora é perdoar até 100% das multas e juros em dívidas sobre esses impostos geradas até o final de 2022. Como a mesma costuma dizer, um “jogo de ganha-ganha” no qual o contribuinte consegue quitar pendências existentes no seu nome e o governo incrementa a sua arrecadação. Cerca de 47 mil pessoas podem ser beneficiadas pelo programa.
Neste momento de retomada da economia, ações como estas são fundamentais para que o brasileiro retome a autoestima necessária para colocar a vida de volta nos eixos. Com o nome limpo, o povo poderá voltar a consumir, fazendo a roda da economia girar e, consequentemente, o país voltar a crescer.
Podemos
Mal foi anunciado como mais novo quadro do Podemos, cuja data de filiação foi marcada para a próxima segunda-feira (13), o ex-senador Armando Monteiro Neto já figura como um dos principais articuladores do partido. Armando teria convidado o secretário-executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes, o vereador licenciado Jorge Lemos, para assumir o comando da legenda no município. É uma sinalização de que o Podemos, por meio das mãos de Armando, irá subir no palanque do PL do prefeito Mano Medeiros em 2024.
PDT
Repercutiu nos bastidores da política estadual a coluna de ontem (6) do Fala PE sobre a decisão do presidente do PDT em Pernambuco, Wolney Queiroz, de apoiar a reeleição do bolsonarista Mano Medeiros (PL) no Jaboatão dos Guararapes. Um leitor atento lembrou que o cenário se repete em outras cidades pernambucanas, a exemplo de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste.
Fonte: FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário