sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Filiação ao PT garante sobrevida a Yves

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Diante de um cenário de reeleição ameaçada pelos altos índices de rejeição popular à forma como tem conduzido a administração da cidade do Paulista, na Região Metropolitana, o prefeito Yves Ribeiro, em uma manobra para tentar ganhar uma sobrevida político-eleitoral, abandonou os quadros do MDB, sigla pela qual foi eleito em 2020, e se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT), legenda que tem sido alvo de disputa em todo estado após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro (PL) em 2022.

Mas não houve consenso interno entre as correntes ideológicas da sigla quanto ao ingresso de Yves nos quadros do PT. Um dos argumentos levantados pelas alas contrárias foi o fato de o prefeito ter preterido o apoio à candidatura de Teresa Leitão ao Senado Federal em detrimento a de André de Paula, que na condição de presidente do PSD em Pernambuco tem flertado com o PL de Jair Bolsonaro.

Outro imbróglio a ser resolvido pela direção nacional do partido envolve a vereadora Flávia Hellen, que, até então, era tida como pré-candidata da sigla à Prefeitura do Paulista. A parlamentar disse que foi surpreendida pela decisão dos diretórios municipal e estadual e que vai levar o caso para a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

O fato é que Yves tem patinado à frente da gestão pública no Paulista e, por conta disso, enfrenta graves problemas em áreas como educação, serviços públicos e infraestrutura.

É no setor educacional onde o prefeito vivencia uma dos piores cenários. O diálogo com a categoria dos professores tem ido ladeira abaixo dia após dia e, além disso, o gestor entrou na mira do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que tem realizado audiências públicas na cidade para avaliar a falta de políticas públicas que tem afetado diretamente o desempenho escolar dos estudantes.

Recentemente, a cidade foi alvo de uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que a colocou entre as 10 piores de Pernambuco na assistência à primeira infância, com apenas 2,37% de um total de 18.850 crianças com idade entre zero e três anos regularmente matriculadas em creches municipais.

Já os bairros mais próximos do litoral, como Janga e Maria Farinha têm sofrido com o acúmulo de lixo nas ruas e total falta de planejamento no setor de mobilidade urbana, o que pode ser facilmente constatado nos quilométricos engarrafamentos. Soma-se a isso o recente caso do desabamento de um prédios-caixão na comunidade do Beira-Mar que causou a morte de várias pessoas e deixou dezenas de famílias desabrigadas.

Ciente da gravidade dos fatos e por assistir o aumento de pré-candidaturas no campo de oposição, Yves acenou para o PT e agora vai dar início à construção de uma narrativa que lhe dê o mínimo de fôlego para tentar construir uma pré-candidatura à reeleição minimamente viável. E o caminho não vai ser um dos mais fáceis.

Olinda
Foi prontamente derrubada pela Justiça a narrativa criada pelo prefeito Professor Lupércio (PSD) para tentar minimizar as críticas do vice Márcio Botelho (PP), que acusou o ex-aliado de “perseguição política” após ter se deparado com a exoneração de todos os servidores comissionados lotados em seu gabinete. Em decisão expedida ontem (23) pela 1ª Vara da Fazenda de Olinda, a juíza Luciana Maranhão fixou em 10 dias o prazo para que Lupércio providencie a nomeação de 12 funcionários para recompor a equipe do gabinete da vice-prefeitura.

MDB
O advogado Rafael Arruda é uma das apostas do MDB para uma vaga na Câmara do Jaboatão dos Guararapes nas eleições de 2024. Com forte atuação no seguimento de defesa dos direitos do consumidor, Rafael chega para a disputa com o aval da deputada federal Iza Arruda e do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto.

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário