quinta-feira, 19 de outubro de 2023

O recuo do PT foi estratégico?

 

Com a oposição no Recife sem um nome definido, a atenção termina voltando-se para qual será a atitude do PT diante da eleição na capital. Na semana passada, o deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo, disse que o partido poderia ter candidato próprio na cidade ou mesmo apoiar um nome indicado pela governadora Raquel Lyra que tem buscado se aproximar do presidente Lula. O parlamentar também disse que uma das possibilidades é apoiar o prefeito João Campos.

Na última terça-feira, o vereador recifense Osmar Ricardo disse que o partido vai se reunir para debater sobre a eleição do Recife. “Nós apresentaremos o Grupo de Trabalho Eleitoral, que internamente estamos chamando de GTE, para coordenar o processo pré-eleitoral e montar a estratégia política. É o GTE também quem vai coordenar as ações em conjunto com a federação nacional. Na reunião do Clube das Pás, nós vamos debater as eleições municipais do Recife de 2024”, afirmou o vereador Osmar Ricardo.

O fato é: o PT vai mesmo apoiar a reeleição de João Campos ou irá lançar um nome na corrida? 

É até estranho imaginar uma disputa no Recife sem o PT. O partido comandou a capital por doze anos. Em 2020 mesmo fazendo parte do governo do então prefeito Geraldo Júlio, o partido decidiu lançar Marília Arraes para a disputa. Embora a decisão tenha partido do Diretório Nacional. Quem observa bem as últimas disputas eleitorais da capital, não acredita que o PT entregue de bandeja a Prefeitura e a Vice. "Que o partido pode mesmo apoiar a reeleição do prefeito é um fato palpável e até pode-se dizer um caminho natural. O que dificilmente eu acho que venha a ocorrer é eles (o PT) não quererem a vice" avalia um observador do cenário eleitoral.

Em resumo: todas as figuras petistas sabem muito bem que o prefeito João Campos está quase que imbatível para 2024 e um rompimento seria um péssimo caminho. No entanto, João pode até não precisar do PT para a eleição municipal mas precisará e muito para o seu grande projeto eleitoral de 2026 e seria um erro não fazer uma aliança bem feita com o partido já de agora.

Eu só acredito vendo

Um parlamentar disse em off ao Blog que age como São Tomé com relação ao PT e a disputa no Recife. Para ele, o PT disputar o comando da capital é quase uma questão de honra e apenas um projeto maior faria com que o partido abrisse mão.

Pegar a estrada

Alguns acreditam que tão logo vença o pleito municipal de 2024, João Campos deve se dedicar a percorrer o estado de Pernambuco preparando já o seu nome para a corrida pelo Governo. Este inclusive deverá ser um assunto explorado na campanha política.

Agenda

A governadora Raquel Lyra participa da inauguração do Mix Mateus em Olinda. A tarde, a gestora participa da solenidade militar da entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar. Ao final do dia, Raquel participa da abertura da Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar - IPA.

Aplausos

Fiquei lisonjeado com a homenagem recebida pelos vereadores da cidade de Garanhuns. O nosso Blog recebeu votos de congratulações da Câmara de Vereadores da cidade. A proposta foi de autoria do vereador Johny Albino, do PSB. 

Bem na fita

Segundo pesquisa do Instituto Opinião, o empresário Albino da Click da cidade de Condado está em uma situação bastante confortável para a eleição do próximo ano. Albino que disputou como a terceira via no município em 2020, é um nome forte para o pleito vindouro.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário