A eleição para a Prefeitura do Recife tem uma importância muito grande não apenas para o prefeito João Campos (PSB) como também para a governadora Raquel Lyra (PSDB). Como a tucana está iniciando seu primeiro mandato, é uma possibilidade de testar sua popularidade. Bem diferente de seus antecessores, Raquel inicia sua gestão tendo um adversário na Prefeitura da capital. Quando Eduardo Campos assumiu em 2007 não lançou o nome de seu partido mas se aliou a João Paulo, então prefeito do Recife e apoiou o nome por ele indicado. Apenas depois de reeleito, Eduardo conseguiu emplacar Geraldo Júlio na primeira eleição onde o PT e o PSB disputaram, isto no ano de 2012.
Jarbas que venceu a eleição para governador em 1998 viu seu aliado Roberto Magalhães ser derrotado no ano de 2000. Em 2004, mesmo com o presidente Lula fazendo campanha para João Paulo, Jarbas fez questão de marcar posição política no Recife.
No próximo ano, é a oportunidade de Raquel testar sua popularidade no Recife (de acordo com a pesquisa Ipespe mais de 40% aprovam sua gestão) e também de marcar sua posição política em ser a antítese do PSB. Mesmo com o amplo favoritismo de João Campos, a oposição ligada a Raquel Lyra tem espaço para crescer e se tornar uma opção na capital.
No grupo político de Raquel o nome mais forte apresentado hoje é o do secretário Daniel Coelho que poderia ter como vice Cacau de Paula. Outro nome considerado é o da vice-governadora Priscila Krause, no entanto, ela não deu nenhuma demonstração de que pretende entrar no jogo, bem diferente de Daniel. Outro nome ligado a Raquel que poderia entrar na disputa é o deputado federal Túlio Gadelha. O problema de Túlio é o partido. O parlamentar é filiado a Rede Sustentabilidade que é federado com o PSOL que pensa em lançar a deputada estadual Dani Portela que é oposição a Raquel Lyra na Alepe.
Polarização
Embora tenha demonstrado disposição para entrar na disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o ex-vereador Daniel Alves poderá ter algumas dificuldades para formar um grupo no campo oposicionista. A eleição no município tende a ser polarizada entre o atual prefeito Mano Medeiros e o ex-prefeito Elias Gomes que se filiou recentemente ao PT.
Para onde vai o PT?
O deputado estadual João Paulo (PT) disse que do jeito que as coisas estão caminhando no Recife não existe hoje uma definição se o partido irá caminhar com a reeleição do prefeito João Campos ou se irá apoiar o nome indicado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) tendo em vista que esta última está se aproximando cada vez mais do presidente Lula.
Força
Segundo João Paulo que apareceu em segundo lugar na pesquisa Ipespe a governadora Raquel Lyra terá uma força considerável na região metropolitana durante a eleição municipal do ano que vem e o seu partido ainda não tem uma definição sobre 2024.
Arcoverde
O Plenário do Tribunal de Contas de Pernambuco acolheu na última quarta-feira recurso da ex-Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, do PSB, recomendando à Câmara Municipal a aprovação das contas de governo do ano de 2016. É mais uma vitória da ex-prefeita que pavimenta sua caminhada para uma possível disputa em 2024 como candidata à prefeitura de Arcoverde.
Bora Empreender
A governadora Raquel Lyra lançou ontem o programa Bora Empreender. O programa irá ofertar qualificação e microcrédito às empresas de pequeno porte instaladas no Estado. Somente em agosto, Pernambuco alcançou a maior geração de postos de trabalho do Nordeste (15,5 mil).
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário