O PT se reuniu no último sábado (21) para criação de um grupo de trabalho eleitoral onde irá definir os rumos do partido na eleição da capital. Embora a tendência seja a de apoio à reeleição de João Campos (PSB), de agora até às convenções partidárias no ano de 2024 tem um caminho a seguir. “Há um entendimento do partido para que reforcemos a política de alianças e vamos trabalhar para isso. Mas nenhuma posição está tomada. O GTE municipal terá a tarefa de preparar o partido e vamos discutir dentro das nossas alianças qual é o melhor e mais estratégico caminho para fortalecer o PT e o presidente Lula na disputa do ano que vem” disse o senador Humberto.
O partido está disposto a apoiar João Campos, mas segundo o senador Humberto Costa "é preciso que quem queira uma aliança com os petistas possam enxergar o tamanho e a expressividade do partido". O recado, embora tenha parecido, não foi apenas para o PSB, mas também para outros atores políticos de importantes cidades.
Pela forma como foi tratado, a questão de apoio do PT a João Campos não depende apenas da vaga de vice. Mas de acenos do próprio PSB em outras cidades e até mesmo a outros municípios e apoios a projetos políticos do partido. Alguns destes, até são subentendidos. O PSB aguarda a definição do PT em Recife para poder anunciar oficialmente o apoio da legenda ao projeto político de Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes. Jaboatão, que virou o motivo dos olhares do partido passou a ser também o local de recados de aliados ao partido.
Em Caruaru, por exemplo, o PT pretende lançar o nome da deputada estadual Rosa Amorim. O apoio do partido está sendo buscado pelo ex-prefeito José Queiroz e também pelo prefeito Rodrigo Pinheiro que está se aproximando da base de Lula. Em contrapartida, o PDT de Jaboatão acenou com a possibilidade de apoio à reeleição do atual prefeito Mano Medeiros (PL).
Logo, até que esses pontos nas mais diversas cidades sejam ligados e bem amarrados é que se pode ter uma noção do papel do PT não apenas no Recife mas em diversas cidades pernambucanas.
Dialogando
O que dizem por aí é que figuras do PT e do PSB e de outros partidos da base estão dialogando sobre alianças para o pleito de 2024 em cidades grandes, médias e pequenas. Cada um com um cenário diferenciado dos demais. O PT pretende ampliar significativamente o número de prefeitos, e vereadores.
Sem definição
A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, ainda não definiu quem será o nome do seu grupo político nas eleições municipais de 2024. Atualmente, cinco nomes podem receber a indicação da prefeita: o vice-prefeito, Délio Júnior; o presidente da Câmara, Renê Cabral, além dos secretários Antônio Amato (Saúde), Bosco Silva (Articulação Política) e Diego Cabral (Serviços Públicos).
Disputa animada
A disputa em Jaboatão dos Guararapes está bastante animada nos bastidores da política. Enquanto a cada dia que se passa o pré-candidato Elias Gomes (PT) vem dialogando com nomes da federação como a ministra de Ciência e Tecnologia Luciana Santos (PC do B), o prefeito Mano Medeiros segue também recebendo adesões até mesmo de partidos da base do presidente Lula, como foi o caso do aceno do PDT.
Não chega lá
Figuras petistas não viram com bons olhos o anúncio do apoio do PDT ao prefeito Mano Medeiros em Jaboatão. "O PDT ocupa um espaço importante no governo Lula e não acreditamos que esse apoio demonstrado pelo partido chegue nas convenções tendo em vista que o prefeito é do PL de Bolsonaro" avaliou uma fonte ao Blog.
Registro
O ministro Silvio Costa Filho a aliados fizeram questão de registrar ontem (22) a posse do parlamentar como ministro de Portos e Aeroportos. Neste primeiro mês com assento na Esplanada dos Ministérios, Silvio Costa Filho ganhou um forte destaque na mídia nacional. Em card divulgado, o reforço da imagem da parceria de Silvio Costa Filho ao lado de Lula em benefício de Pernambuco.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário