segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Eleição desafiadora

Foto: Divulgação

A disputa pela Câmara Municipal do Recife tornou-se ainda mais difícil nas eleições de 2024. Além do fim das coligações proporcionais e da pouca atratividade dos partidos pequenos, há um componente ainda mais desafiador que é a redução de cadeiras de 39 para 37 no próximo ano. O efeito imediato é o aumento do quociente eleitoral, mas não é o único desafio para quem pretende se manter na Casa de José Mariano por mais quatro anos.

Maior bancada da Câmara Municipal, o PSB possui atualmente doze vereadores, o último foi eleito com pouco mais de 7,5 mil votos. Além dos atuais mandatários filiados ao partido, que tentarão a reeleição, há forte expectativa para a chegada de novos quadros, a exemplo de Samuel Salazar (MDB), Rodrigo Coutinho (Solidariedade), Paulo Muniz (Solidariedade), Andreza Romero (Podemos), Zé Neto (PROS) e Chico Kiko (PP). Outros nomes não estariam descartados para integrar o partido de João Campos, que tentará a reeleição.

A conta preliminar aponta para vinte vereadores de mandato tentando a reeleição nas hostes socialistas, os outros dezenove seriam distribuídos em legendas com dificuldades de montagem de chapas. Além do próprio PSB, apenas PL, PP, PSOL e PT com sua federação surgem com condições seguras de montagem de chapas, outras legendas, a exemplo do MDB,  do PSD, do PSDB, do Republicanos e do União Brasil, teriam dificuldades até para garantir uma única vaga.

Esse dilema será colocado cada vez mais no cotidiano dos vereadores, que terão uma chapa do PSB que elegerá um número representativo de parlamentares, mas com um ponto de corte elevado, ou a busca por legendas de menor força eleitoral mas com uma exigência menor de votos para disputar as vagas.

Nanotecnologia – Designado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o senador Fernando Dueire (MDB) encabeçará discussões sobre a implementação da nanotecnologia no Brasil, que possui forte contribuição para o aperfeiçoamento de tratamento de saúde. Ele terá forte atuação no marco regulatório das inovações tecnológicas no país.

Aposta – A avaliação de um parlamentar em reserva é a de que a disputa pela prefeitura do Recife poderá ter, além de João Campos (PSB), que tentará a reeleição, as candidaturas do PT, do PSOL, do PL, do PSD e do PSDB. A governadora Raquel Lyra tem incentivado o PT a ter candidatura própria, mas oficialmente o partido integra a gestão de João Campos no Recife.

Carlos Andrade Lima – Candidato ao Senado em 2022 pelo União Brasil, o advogado Carlos Andrade Lima está se preparando para novas missões. Além da possibilidade de novamente disputar um mandato eletivo pelo seu partido, duas alternativas estão no radar: eleição da OAB em 2024, e o quinto constitucional para o TJPE. Seu trânsito no estado o coloca para qualquer uma das alternativas.

Inocente quer saber – Quando o PT embarcará oficialmente no governo Raquel Lyra?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário