A ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) tem percorrido diversas regiões do estado com o intuito de fortalecer o seu nome para a eleição de 2026. Isso mesmo. Pelo menos até o momento, o plano de Marília é de um projeto majoritário e não em nível municipal. Isso porque o seu nome foi lembrado para concorrer a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. No entanto, as tratativas em torno do nome de Elias Gomes para se filiar ao PT, fizeram com que algumas pessoas que estavam animados com a possibilidade de ter Marília na disputa, acendessem o sinal amarelo. Com Elias disputando pelo PT, o discurso de Marília ficaria vazio.
No entanto, o espaço e o cenário que a ex-deputada vislumbra em 2026 é bem diferente. Vamos lá: em um provável cenário do PT indicando a vice de João Campos, muitos acreditam (e são muitos mesmo) que dificilmente o prefeito vai arriscar entregar a Prefeitura do Recife nas mãos do petistas para se aventurar numa jogada em nível estadual. Uma jogada que pode dar certo e fazer com que João recupere o comando do Governo de Pernambuco para o PSB, mas que pode dar errado e fazer com que a legenda fique também sem a Prefeitura do Recife. Ou seja: estes acreditam que a depender do cenário das convenções de 2024, é mais provável um projeto de estado para João Campos em 2030 do que já em 2026.
Com a possibilidade de João Campos não disputar em 2026, Marília Arraes espera conseguir reunir a oposição a Raquel Lyra em torno de seu nome e ela tentar novamente o comando de Pernambuco. Quem está de olho neste mesmo vácuo, é o senador Humberto Costa. Mas este, acreditam, que não abrirá mão de disputar mais um mandato pelo Senado, a se aventurar em uma disputa pelo Governo.
Ainda que João Campos venha a renunciar a Prefeitura do Recife e disputar o Governo, mesmo assim, teremos em jogo duas vagas para o Senado. Ou seja, é bem mais viável, Marília Arraes aproveitar o recall e lançar seu projeto em 2026, do que em uma nova eleição agora em 2024.
Agenda
A governadora Raquel Lyra empossa, nesta terça-feira, 338 policiais penais aprovados no concurso realizado em 2021, que foi formulado para a contratação inicial de 200 policiais penais, mas convocou quase o dobro do previsto. Os profissionais vão reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado. A solenidade de posse será realizada na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
Sobre o PAC
Durante a passagem do ministro Rui Costa que veio até Pernambuco anunciar o novo PAC, a governadora Raquel Lyra exaltou o programa e também fez questão de registrar o diálogo com o presidente Lula e o Governo Federal. "Só combatemos as desigualdades com investimentos, então essa parceria com o governo federal é fundamental. Temos obras estruturadoras que vão fazer o Estado voltar a crescer, gerar empregos e renda. O Estado está trabalhando com o governo federal para que a gente possa agilizar, através de cooperação técnica e financeira, para permitir que cada região possa ter avanços" disse Raquel.
PAC no Recife
O programa vai investir, nos próximos anos, R$ 1,7 trilhão, abrangendo a retomada de obras paradas, aceleração das obras em andamento e novos projetos. Na capital pernambucana, o novo PAC vai beneficiar, neste primeiro momento, 27 obras e serviços. “O presidente Lula, como um bom filho de Pernambuco, saiu daqui, mas Pernambuco não saiu dele. A generosidade do Presidente com o nosso Estado, a Região Metropolitana, com o Recife, é algo a ser destacado, porque eu tive a oportunidade de ver o que é um governo não olhar para uma cidade" disse João Campos.
Jaboatão
A corrida pela Prefeitura de Jaboatão tende a ser bastante acirrada. Além da presença do prefeito Mano Medeiros que disputará um novo mandato, Clarissa Tércio, Daniel Alves e Elias Gomes, o ex-vereador Neco que concorreu diretamente contra Anderson Ferreira também promete entrar para valer no jogo. Neco, concorrerá pelo Agir 36.
Pedido
A deputada estadual Socorro Pimentel, acompanhada de diversas lideranças do Sertão pernambucano, apresentou o pedido de inclusão da Adutora de Negreiros na segunda etapa do PAC ao ministro Rui Costa. De acordo com a parlamentar, só a implantação desse canal hídrico irá suprir a necessidade de quem vive na região mais extrema do estado. “Esse importante ramal hídrico levará água aos municípios do Araripe e beneficiará uma média de 400 mil pessoas.”, defendeu Socorro Pimentel.
Ampliando
O prefeito de Vitória, Paulo Roberto e a deputada federal Iza Arruda, anunciaram apoio a Helloysa Ferreira que irá disputar o comando da Prefeitura de Toritama em 2024. A cidade é comandada por Edilson Tavares.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário