O cenário econômico do governo Lula tem gerado otimismo no setor financeiro, que destaca a condução do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Na direção certa, as reformas fiscais e tributárias são vistas como um passo importante, e tem arrancado elogios dos representantes dos principais bancos privados do país, que acreditam que as mudanças irão impulsionar a economia.
Apesar das perspectivas positivas, nem tudo são flores. Há divergências, especialmente quanto às mudanças propostas na segunda fase da reforma tributária, que deverá afetar os impostos sobre a renda. Os bancos se opõem a essas alterações.
O mérito do clima positivo é atribuído as decisões do Ministério da Fazenda, que adotou uma perspectiva de longo prazo. Essa decisão resultou na elevação da nota de crédito do país pela agência de classificação de risco Fitch.
No início do governo, existia um clima de desconfiança, mas o meio político e empresarial parece ter mudado a opinião sobre Fernando Haddad, que demonstra ter acertado nas decisões. Evitando polêmicas e gastando energia na responsabilidade fiscal, o ministro tem se destacado ao lado de Dino e Tebet, se tornando um dos grandes quadros do terceiro mandato do presidente Lula (PT).
RECONHECIMENTO — Durante solenidade dos 201 anos do TJPE, a governadora Raquel Lyra recebeu a mais alta condecoração da Justiça pernambucana, a Medalha Desembargador Joaquim Nunes Machado.
EXPECTATIVA — Com a decisão tomada, o presidente Lula (PT) deve anunciar os espaços que os futuros ministros Silvio Costa Filho (Republicanos) e André Fufuca (PP) devem ocupar após a minirreforma ministerial.
PARCERIA — Para impulsionar o desenvolvimento regional, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, discutem parcerias e incentivos fiscais para o polo de confecções do Agreste.
DESTAQUE — Desde que assumiu como a primeira mulher eleita por Pernambuco para uma vaga no Senado, Teresa Leitão (PT) tem feito um mandato atuante e caminha para se consolidar entre as grandes lideranças.
GREVE MANTIDA — Sem acordo, metroviários decidem manter a Greve no Metrô do Recife por tempo indeterminado e seguem em caravana para Brasília em busca de um acordo junto ao governo federal.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário