segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Queimando a largada

Foto: Gil Leonardi

Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, abriu-se uma avenida de oportunidades para postulantes de centro-direita que pretendem disputar o Planalto em 2026. Além da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, pelo menos dois nomes podem captar o robusto eleitorado bolsonarista, são eles: os governadores Tarcísio Gomes de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG).

Ao falar da legítima criação do consórcio dos estados do Sul e Sudeste, o governador mineiro, durante uma entrevista, deu um tiro no pé ao declarar que o Nordeste era uma vaca que dava pouco leite, e que os estados das duas regiões precisavam de unir, uma vez que produziam a riqueza do país. A declaração foi extremamente infeliz em se tratando de um pretenso presidenciável. A região Nordeste é o segundo maior colégio eleitoral do país, perdendo apenas para o Sudeste, e foi ela quem decidiu em favor de Lula a apertada disputa presidencial, pois Bolsonaro obteve expressivo desempenho nas outras quatro regiões e se dependesse delas ainda seria o presidente.

Zema acabou queimando a largada, pois esse tipo de declaração, caso ele venha a ser mesmo candidato a presidente, vai ser utilizada à exaustão contra sua postulação. Com isso, o caminho fica livre para Michelle e Tarcísio, que são muito mais palatáveis aos olhos do eleitorado bolsonarista, que irá procurar uma alternativa competitiva em 2026.

Reação – A governadora Raquel Lyra, o prefeito João Campos, os deputados federais Felipe Carreras e Pedro Campos, o senador Humberto Costa e outras lideranças políticas refutaram a declaração do governador de Minas, Romeu Zema, e saíram em defesa da região Nordeste.

Ministros – Ao longo desta semana, os deputados federais André Fufuca (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) deverão ser oficializados na equipe ministerial do presidente Lula. A ida de ambos para a esplanada consolida o apoio do centrão ao governo no Congresso Nacional.

Fernando Dueire – O senador Fernando Dueire (MDB) comemorou o recorde de voos obtido pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes. Durante o governo Jarbas Vasconcelos, como secretário de Infraestrutura, Dueire teve papel importantíssimo na execução da obra que requalificou o aeroporto da capital pernambucana, que até o fim do ano receberá nova ampliação e modernização através da Aena, que controla o equipamento.

51 anos – Nesta terça-feira o presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, será muito felicitado pela passagem do seu aniversário. Paulo colecionou muitos amigos durante suas diversos anos de vida pública e deixou o Palácio do Campo das Princesas de cabeça erguida e pela porta da frente.

Mudança – O projeto que contempla a requalificação da orla de Boa Viagem se colocado totalmente em prática transformará o equipamento num dos melhores do país. O projeto, idealizado pelo prefeito João Campos,  terá 69 novos quiosques, 21 banheiros públicos, 60 chuveiros, 13 totens refresque-se, pontos instagramáveis, e integração com a orla de Brasília Teimosa. A expectativa de conclusão é em 2025.

Inocente quer saber – Zema já pode se considerar carta fora do baralho de 2026?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário