segunda-feira, 21 de agosto de 2023

PSD, caminho natural para Raquel

Com o PSDB em frangalhos, tendo na Câmara dos Deputados apenas 29 parlamentares e dois senadores, Izalci Lucas (DF) e Plínio Valério (AM), estes em vias de deixar a legenda, a governadora Raquel Lyra, presidente da legenda em Pernambuco, tende a se filiar ao PSD, a quem entregou, há pouco, a Secretaria de Cultura para Cacau de Paula, filha do ministro André de Paula (Pesca), presidente estadual da legenda.

Nos Estados, a legenda tucana perdeu o controle do maior colégio eleitoral do País, São Paulo. Ali ́, também não tem mais nenhuma liderança de expressão, nem tampouco em Minas Gerais e Rio de Janeiro. O partido se resume, hoje, apenas ao Rio Grande do Sul, que reelegeu Eduardo Leite, e Mato Grosso do Sul, que elegeu Eduardo Riedel.

Nas capitais, o PSDB elegeu quatro prefeitos nas eleições de 2020, entre eles Bruno Covas, que morreu. Em seu lugar, assumiu Ricardo Nunes, do MDB. Sendo assim, a tucanada governa apenas Palmas, Porto Velho e Natal, cidades sem densidade eleitoral. Nas gestões municipais, em Pernambuco, o partido também encolheu, saindo de 13 para cinco prefeituras.

Nas eleições para o parlamento estadual, no ano passado, o PSDB só elegeu três deputados – Álvaro Porto, Izaías Régis e Débora Almeida. Mesmo sem mandato, uma de suas principais lideranças, o ex-senador Armando Monteiro está não apenas sem militância aguerrida na legenda, como também distanciado da governadora, a quem faltou à posse, em 1º de janeiro.

Raquel não deixará o PSDB de imediato, mas ajudará André de Paula a fortalecer o partido nas eleições municipais, atraindo prefeitos ou candidatos a prefeito com potencial eleitoral e chances de eleição, o que seria a pavimentação do seu caminho para a filiação com vistas à sua reeleição em 2026.

Missão de André – Ao firmar compromisso de noivado com Raquel, o casamento na área política tende a se confirmar até o prazo final de filiação partidária para candidatos que vão disputar as eleições municipais. O papel que André tende a cumprir será outro muito mais importante e imediato: consolidar a aproximação da governadora com o presidente Lula, tendo em vista que, filiada em breve, Raquel militará num partido que integra a base do Governo.

Mais um adiamento – Em razão de mais uma viagem de Lula, desta feita à África, o anúncio da reforma ministerial fica adiado, mais uma vez, podendo acontecer somente na próxima sexta-feira, já que o presidente e sua comitiva só regressam na quinta-feira. O petista participará da 15ª cúpula do Brics, em Joanesburgo. Em seu perfil no X (ex-Twitter), o petista disse encarar a viagem com “entusiasmo” e espera fomentar a união dos países integrantes do bloco.

Temor de prisão – Também estarão na África o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa; o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente russo, Vladimir Putin, não irá por risco de ser preso pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por crimes de guerra contra a Ucrânia. Ele participará da cúpula remotamente e enviará o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov. Entre os principais assuntos discutidos pelo grupo está a adesão de novos integrantes. Lula defende o ingresso de países. Porém, hoje não há um procedimento regular e normatizado para solicitar admissão ao grupo.

Torcida contra Bolsonaro – A semana foi dura para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por causa de más notícias como o reajuste na gasolina e no diesel. Porém, as revelações que complicaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ajudaram a mudar o foco do noticiário e provocaram alívio e euforia no entorno do petista. Nem mesmo os ministros de Lula esconderam a empolgação com as desventuras de Bolsonaro, aproveitando para alfinetar em público o ex-presidente. Alexandre Padilha vibrou com as acusações do hacker Walter Delgatti Neto contra Bolsonaro na CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Agência do calote investigada – Após a agência de viagens 123 Milhas avisar que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional com embarque entre setembro e dezembro deste ano, o Ministério do Turismo avisou que acionou o Ministério da Justiça para iniciar uma investigação sobre o caso. Em nota, a pasta informou que acionou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para “apurar as razões de tais cancelamentos”. Além disso, o Ministério do Turismo avisou que quer identificar as pessoas atingidas pelos cancelamentos e promover a reparação dos clientes atingidos pela decisão.

CURTAS

O SUPLENTE – Ossesio Silva, primeiro suplente da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados, só deve tomar posse na vaga aberta com a ida de Silvio Costa Filho para o Ministério de Portos e Aeroportos na próxima semana. Vai cumprir seu segundo mandato, depois de passar também pela Assembleia Legislativa.

FAMÍLIA NA ABL – A doutora Anna Maciel, viúva do Marco de Pernambuco, irá ao lançamento do livro “O Estilo Marco Maciel”, na próxima quinta-feira, na companhia de dois dos três filhos. Ontem, o companheiro Igor Maciel, do JC, fez uma bela coluna sobre o livro e a história do biografado.

Perguntar não ofende: Por que o PP, com oito deputados na Alepe, não tem espaço no Secretariado de Raquel, e o PSD, sem nenhum deputado, pegou a Cultura?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário