Já era esperado que o governo Lula retirasse a Petrobras do programa de privatização e, no Nordeste, adotasse ações para concluir a Refinaria Abreu e Lima, em Suape.
No final do ano passado, antecipando a retomada dos investimentos, o Blog de Jamildo postou o texto especial que falava sobre a a conclusão da refinaria de Abreu e Lima e a possibilidade do governo Lula (PT) iria criar 12 mil novos empregos em SUAPE.
Diretor-presidente de SUAPE já relatou necessidade de retomar construção da Refinaria Abreu e Lima
Em novembro de 2022, o então diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, disse ao Blog de Jamildo que o acordo extrajudicial para concluir em definitivo a dragagem do canal de aproximação de Suape tira em definitivo da Petrobras a desculpa de não concluir o segundo trem de produção da refinaria Abreu e Lima.
"São 12 mil novos empregos em Suape só com a construção do segundo trem (de produção)", afirma."O problema é que, neste governo (Bolsonaro, na época), o acesso à Petrobras era nenhum. Conosco, o diálogo foi zero"... (Neste ano de eleições...) Anderson Ferreira foi recebido pela diretoria da Petrobras e disse que iria começar a obra, mas até hoje nada", observou o diretor de Suape, na época.
Roberto Gusmão rememorou que, de fato, a promessa de um calado de 20 metros havia sido feita para a Petrobras há uma década e que a estatal chegou a colaborar antecipando tarifas portuárias, conforme o blog de Jamildo revelou na época.
"No caso da refinaria Abreu e Lima, o conselho de administração aprovou a conclusão da duplicação. Nós (Brasil) somos importadores de óleo diesel. Não tem como fazer diferente, vão ter que ir buscar ter mais 115 mil barris por dia de produção (com a duplicação original planejada)", afirmou, no ano passado, o ex-presidente de Suape.
PREÇO DA GASOLINA vai CAIR? Veja a medida que a PETROBRAS deve tomar
Retomada das obras na Refinaria Abreu e Lima pode gerar 30 mil empregos
Nesta sexta-feira, a Petrobras informa ao Blog de Jamildo que, conforme decisão de seu Conselho de Administração, iniciou a contratação para retomada do Trem 2 da Nova Refinaria Abreu e Lima - RNEST, cujas obras foram interrompidas em 2015. O edital foi publicado no portal Petronect nesta sexta-feira (04/08).
Além da contribuição para a produção nacional, é estimada a geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos para fazer frente a estas obras.
Fonte: Blog de Jamildo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário