sábado, 5 de agosto de 2023

No ministério de Lula, Silvio Costa Filho pode turbinar seu nome para 2026

O ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, confirmou ontem que o presidente Lula vai tornar o deputado pernambucano Silvio Costa Filho ministro dos Esportes embora na declaração de Padilha ele não tenha ainda confirmada qual seria a pasta. O nome de Silvio Costa Filho passou a ser cogitado no final do mês de junho, início de julho.

A ida de Silvio Costa Filho para um ministério mexerá na política pernambucana. O parlamentar é uma liderança em ascensão em Pernambuco e um dos nomes cotados para disputar uma vaga no Senado Federal em 2026. Silvio abriu dissidência dentro do Republicanos em 2022 e colocou a legenda de Pernambuco no palanque de Lula.

Nacionalmente, o Republicanos caminhou ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro tendo sido inclusive o partido pelo qual o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas foi eleito.  Com Silvio no ministério, voltará à Câmara o Bispo Ossésio Silva que não conseguiu renovar o mandato em 2022 ficando na primeira suplência.

Ocupando uma vaga no ministério de Lula, o deputado Silvio Costa Filho terá a oportunidade de turbinar seu nome para o Senado em 2026. O histórico de quem ocupa espaço em governos é justamente na eleição seguinte pleitear um vaga na majoritária. Foi assim com Humberto Costa, Eduardo Campos, Armando Monteiro, Mendonça Filho, Bruno Araújo e Gilson Machado Neto. No entanto, existem aqueles que mesmo ocupando este espaço no governo preferem não arriscar como foi o caso do deputado federal Fernando Filho que foi ministro no Governo Temer mas preferiu renovar o seu mandato.

A construção do projeto majoritário depende muito mais do político do que mesmo do ministério a ser ocupado. Hoje, Pernambuco tem André de Paula, Luciana Santos em duas pastas importantes. Os dois inclusive saíram de eleições majoritárias em 2022. Apenas José Múcio Monteiro não disputou eleição e nem pretende.

Primeira

A primeira pesquisa para a Prefeitura de Jaboatão foi divulgada ontem e colocou o ex-prefeito Elias Gomes com vantagem sobre o atual prefeito Mano Medeiros. Esse foi o primeiro levantamento sobre o pleito de 2024 realizado na cidade. Os números animaram simpatizantes do nome de Elias Gomes que já governou Jaboatão dos Guararapes de 2009 até 2016. 

Agenda

A governadora Raquel Lyra vai acompanhar o mutirão de cirurgias eletivas em dois hospitais, o Barão de Lucena, no Recife, e o José Fernandes Salsa, em Limoeiro, no Agreste. A iniciativa, que integra o programa Cuida PE, vai ser realizada neste sábado em 19 unidades de saúde do Estado.

Nova composição

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, anunciou um choque de gestão no primeiro escalão. Ao todo onze pastas sofreram mudanças.  Com os ajustes o prefeito Keko do Armazém, alinha a gestão municipal junto ao Presidente Lula e trás pro time os partidos: PP, PT, AGIR, AVANTE, REDE SUSTENTABILIDADE, PV e PCdoB.

Reforma Tributária em debate

Como o objetivo de discutir como ficará o Brasil no pós reforma tributária, o LIDE Pernambuco recebe no dia 22 de agosto o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.  O almoço-debate acontecerá no Empresarial MV, na Imbiribeira e contará com cerca de 150  lideranças empresarias pernambucanas associados ao LIDE. O evento contará ainda com a participação de Caio Megale, Economista-chefe da XP, que irá explanar sobre a visão econômica dos cenários no Brasil do pós reforma tributária.

Unale

Eleito presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais em novembro de 2022, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que está no quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, reassumiu, na última quinta-feira a presidência da entidade. O parlamentar havia de licenciado em fevereiro. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte:Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário