sábado, 5 de agosto de 2023

Escola de Sargentos ganha debate na Alepe

Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog

Enquanto o Governo de Pernambuco empurra com a barriga a decisão de sediar a Escola de Sargentos e Armas do Exército, com as discussões sobre o projeto realizadas em um Grupo de Trabalho criado em maio, com previsão de conclusão só em novembro, deputados vão debater o tema.

Será no próximo dia 15 de agosto, na Assembleia Legislativa, em um encontro formatado pela Frente Parlamentar liderada pelo deputado Renato Antunes (PL). A sessão promete debater o tema com parlamentares e representantes da sociedade civil. O projeto é considerado o maior propósito do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Em diversas ocasiões, Múcio se mostrou entusiasta desse projeto. Além de ser o maior investimento já realizado em Pernambuco, R$ 1,8 bilhão, vai injetar na economia da região R$ 230 milhões com a folha de pagamento de cinco mil pessoas, entre alunos e professores que ficarão instalados no local.

“Não me lembro quando Pernambuco teve uma oportunidade dessa magnitude. Por isso, eu continuo trabalhando com entusiasmo e lutando para que ela fique no Estado. Espero que se faça um acordo sobre as questões de meio ambiente, porque o Exército está determinado a fazer lá, evidentemente que se não tiver jeito, não vai ser, mas para Pernambuco é uma coisa fantástica”, disse o ministro da Defesa, em recente entrevista ao titular deste Blog.

Segundo Renato Antunes, apesar de todos os benefícios que a Escola de Sargento vai trazer para o Estado, é preciso esclarecer as dúvidas que pairam sobre o projeto, em especial, no que se refere ao meio ambiente.

De acordo com José Múcio Monteiro, os oficiais que estão envolvidos no Grupo de Trabalho criado pelo Governo de Pernambuco disseram que a última reunião no Recife foi “boa e que eles estão começando a ter entusiasmo com isso”.

Peso eleitoral – Além de criar um Grupo de Trabalho para discutir o projeto, a governadora parece não compartilhar do entusiasmo pela Escola de Sargentos em Pernambuco, projeto firmado pelo seu antecessor. Talvez, a falta de entusiasmo tenha um motivo forte – o tempo de implantação da Escola. Ela só deve começar a ser construída em 2025, com previsão de conclusão em até dez anos. Ou seja, um projeto que não terá peso algum em uma possível campanha de reeleição da tucana.

Ambientalistas – Em junho passado, ambientalistas procuraram o Ministério do Meio Ambiente, pasta comandada por Marina Silva, para barrar a construção da nova Escola. Segundo o grupo, que tem por traz a pressão do Fórum Socioambiental de Aldeia, a construção provocará um forte impacto numa área da Mata Atlântica. O desmate envolve cerca de 150 hectares no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), uma área de 12 mil hectares na cidade de Paudalho, divisa com Abreu e Lima, no Grande Recife.

Interiorização – Presidida por Tallyta Bione e João Varella, a Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco (AAPREV) lançou, este mês, o projeto “AAPREV em Todos os Cantos”. Tem como meta levar cursos de qualificação profissional para advogados, bacharéis e estudantes em cidades do interior do Estado.

Cultura popular – O vereador Hélio Guabiraba celebrou, na última quarta, a Cultura Popular, em Sessão Solene, na Câmara Municipal do Recife. Ao todo, 54 representantes dos mais diversos segmentos foram celebrados na Plenária. Hoje, trouxemos grupos que não são só do Recife, mas de Pernambuco. É preciso garantir a valorização durante o ano todo, não apenas em datas pontuais, e para todo o Brasil”, cravou Hélio, autor da proposta da solenidade.

Encontro – A Assembleia Legislativa de Pernambuco sediou, ontem, pela primeira vez, o encontro dos chefes de gabinete da Casa. O evento foi coordenado pelo superintendente geral da Alepe, Isaltino Nascimento, e teve uma boa adesão já no primeiro encontro. A iniciativa foi idealizada pelo presidente da Casa, Álvaro Porto, e o primeiro-secretário, Gustavo Gouveia.

CURTAS

PERSPECTIVAS PARA O SERTÃO – O Instituto Fecomércio e o Sebrae promovem, na próxima terça, das 18h às 22h, o Fórum de Debates sobre Tendências e perspectivas econômicas para o Sertão do Moxotó e Ipanema, com palestra do economista Luiz Maia. O evento acontece no Teatro Geraldo Barros, do Sesc Arcoverde, para empresários do município e região.

GREVE – Terminou sem acordo a primeira audiência de conciliação entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) desde o início da greve dos trabalhadores do Metrô do Recife. Com isso, a greve continua. Uma nova reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, às 15h.

Perguntar não ofende: Após audiência na Alepe, Raquel dará atenção à Escola de Sargentos?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário