quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Centrão quer Fernando Filho no Ministério das Minas e Energia

 

O apagão da rede elétrica vivido pelo país nos últimos dias serviu para aumentar a pressão que já vinha sendo feita pelo Centrão e até mesmo por setores do PT pela cabeça do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

Apesar da pressão política que vem sofrendo, o ministro ainda conta com apoios importantes em Brasília, a exemplo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e de senadores fortes do PSD, como Omar Aziz.

A questão é até quando ele vai aguentar e se sustentar no cargo, principalmente se não conseguir uma justificativa plausível para o apagão, que durou cerca de seis horas e gerou um prejuízo enorme para o país. Na defensiva, ele já chegou a ventilar a possibilidade de boicote de setores contrários ao governo petista, mas até que consiga provar o que realmente aconteceu, todos os olhares estarão voltados para ele próprio.

Atento a tudo que acontece, o deputado federal pernambucano e ex-ministro de Minas e Energia no governo Temer, Fernando Filho (União Brasil), já está tendo o nome cotado para substituir Silveira, caso ele seja cortado do time por Lula. Se isso acontecer, o clã Bezerra Coelho desembarcará de mala e cuia dentro do governo federal, fortalecendo, inclusive, os projetos futuros do irmão mais velhos de Fernandinho, Miguel Coelho.

CURTAS

Agora vai – O deputado Fernando Monteiro (PP-PE) conseguiu incluir no Plano de Aceleração do Crescimento o projeto para estender, já nesta primeira etapa, a duplicação da BR-232 até Serra Talhada. No anúncio feito na semana passada pelo Governo Federal, estava contemplado somente o trecho que vai até Cruzeiro do Nordeste. A confirmação de que o pedido do parlamentar vai ser atendido veio nesta quarta-feira, quando Fernando Monteiro esteve com a prefeita de Serra Talhada e presidente da AMUPE, Márcia Conrado, e com o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, em audiência com o ministro da Casa Civil, Rui Costa e, na sequência, com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Juntando apoios – O deputado estadual Kaio Maniçoba conseguiu mais um reforço para o seu mandato na Alepe. O vereador de Timbaúba, Tarcísio Batista, esteve com o deputado e demonstrou entusiasmo com a nova aliança. “Hoje celebramos uma nova aliança política com o deputado Kaio Maniçoba. Unidos em nossa missão de impulsionar o desenvolvimento e representar Timbaúba com dedicação e compromisso”, disse o vereador.

Quebradeira geral – O deputado estadual José Patriota (PSB) usou a tribuna durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta semana para falar sobre a diminuição da arrecadação dos municípios pernambucanos. Já tendo sido prefeito por dois mandatos de Afogados da Ingazeira, ele ressaltou a gravidade da situação, já que as prefeituras tiveram redução de 34% no recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de julho e 20% em agosto; o que gerou preocupação nas gestões municipais, principalmente nas cidades menores, onde o FPM tem maior impacto nas contas públicas.

De olho nas cores – O MPPE emitiu uma recomendação ao prefeito de São Caetano, Josafá Almeida Lima, alertando sobre a necessidade de regularização das cores usadas em bens públicos do município. A recomendação destaca que a cor amarela, associada à campanha do prefeito eleito em 2020, prevalece na cidade em diversos prédios e bens públicos, criando uma imagem que se distancia das cores oficiais do município. As cores oficiais presentes na bandeira do município são branco, vermelho e azul.

Cutucada com estilo – O prefeito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB) aproveitou uma entrevista ao FalaPE para cutucar com estilo a oposição de Salgueiro. Segundo Marcones, a oposição da cidade precisa acordar para os novos tempos e deixar de fazer uma política arcaica, com picuinhas irrelevantes, torcendo contra o desenvolvimento da cidade. A oposição não quis rebater.

O povo quer saber: O filho de Fernando Bezerra Coelho será ministro de Lula?

Fonte: FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário