Por Juliana Albuquerque – repórter do Blog
Anunciado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) com grande pirotecnia, no fim do mês de julho, o plano do Governo para reduzir os índices de violência em Pernambuco, intitulado “Juntos pela Segurança”, será fruto de audiência pública proposta pelo deputado e tenente-coronel da reserva da PM, Alberto Feitosa (PL), hoje, às 10h, no Auditório Ênio Guerra, da Alepe.
Feitosa, que serviu no policiamento ostensivo por 27 anos, quer saber o que faltou ser explicado no ato realizado com estardalhaço pelo Governo, quais são as metas para reduzir os alarmantes índices no Estado e quais as estratégias reais para a diminuição da criminalidade.
Na verdade, isso que era esperado de um programa que, segundo o Governo do Estado, vinha sendo construído nos últimos sete meses da gestão tucana. Durante esse tempo, o que se viu foi a insegurança crescer em Pernambuco. De acordo com Feitosa, só nesses primeiros meses do Governo Raquel, a média de pessoas mortas por dia é de 12 pessoas, número similar à média de mortes na Guerra da Ucrânia.
“Infelizmente, temos observado uma série de eventos preocupantes que indicam um completo descaso com a segurança em nosso estado. O aumento da criminalidade, os índices alarmantes de assaltos, furtos e homicídios, além da sensação constante de vulnerabilidade que tem minado a confiança da população”, alerta o deputado.
Segundo ele explica, a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa se torna um imperativo para que os representantes do povo se reúnam para discutir de maneira transparente e objetiva as causas subjacentes a essa situação alarmante.
“Devemos buscar soluções eficazes e sustentáveis para enfrentar os desafios que se apresentam, fortalecendo as políticas de segurança pública, investindo em capacitação e valorização das forças de segurança, promovendo ações de prevenção da criminalidade e estimulando a participação ativa da sociedade nesse processo”, afirma o parlamentar.
Só resta esperar – O ‘Juntos pela Segurança’ foi apresentado sem um plano de ação ou metas que devem ser alcançadas pelos próximos anos. Na ocasião, foi iniciada uma consulta pública para a construção do plano, que deve ser entregue em 28 de setembro.
Monitor da violência – Levantamento realizado pelo portal G1 com base nos números da Secretaria de Defesa Social, aponta que Pernambuco foi o terceiro estado com maior número absoluto de crimes violentos do Brasil no primeiro semestre de 2023. Foram 1.722 casos de homicídios (incluindo feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de mortes) e lesões corporais que causaram mortes.
Escola de Sargentos – Ficou para o mês e outubro a audiência pública que aconteceria no dia 18 de setembro, na Alepe, para debater o projeto de implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) em Pernambuco. De acordo com o deputado Ricardo Antunes (PL), coordenador da frente parlamentar responsável por acompanhar o projeto, o adiamento busca garantir mais prazo para o Exército avaliar proposta alternativa apresentada pelo Fórum Socioambiental de Aldeia sobre o impacto ambiental provocado com a construção da Escola.
Fora do ar – Um incidente na rede elétrica que atingiu o prédio da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) provocou a paralisação no Datacenter durante quase todo o dia de ontem. Com isso, quem tentou acessar os sistemas corporativos do Poder Executivo estadual, ficou sem conseguir. Os serviços foram restabelecidos na metade da tarde de ontem.
Galo da Madrugada – Em seu 45º desfile, no dia 10 de fevereiro do próximo ano, o Galo da Madrugada irá homenagear o consagrado “rei da música brega” Reginaldo Rossi. O cantor recifense, que completaria, se estivesse vivo, 80 anos em 2023, terá sua vida e obra homenageadas tanto nas alegorias quanto nos cerca de 30 trios elétricos que irão compor o espetáculo do Sábado de Zé Pereira, sob o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”.
CURTAS
CRÍTICAS – Durante passagem pelo Recife, ontem, a convite do Lide-PE, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), voltou a questionar a criação do Conselho Federativo, proposto no texto da Reforma Tributária. Segundo Caiado, o Conselho “acaba com importantes mecanismos de desenvolvimento regional e destrói o pacto federativo”.
MEIO AMBIENTE – A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, representa a capital pernambucana durante a 7ª Assembleia do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF), em Vancouver, no Canadá. O encontro reúne ministros, líderes governamentais, representantes de agências internacionais e a sociedade civil para discutir soluções que garantam um planeta saudável para as gerações futuras.
Perguntar não ofende: O projeto de criar um plano para reduzir a violência em Pernambuco surtirá algum efeito em curto prazo?
Fonte: Blog do Magno Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário