sábado, 30 de dezembro de 2023

Ambiente favorável

 

Foto: Edson Holanda

Ao encerrar o terceiro ano de sua gestão, o prefeito João Campos (PSB) chega num ambiente diferente de seus antecessores, Geraldo Júlio, João da Costa, João Paulo e Roberto Magalhães. Seu correligionário, Geraldo teve que ir ao segundo turno para vencer a eleição, João da Costa amargava índices de rejeição significativos que inviabilizaram sua candidatura a reeleição dentro do próprio partido. João Paulo, por sua vez, vivenciava um ambiente difícil mas se recuperou e venceu a disputa, enquanto Roberto Magalhães até tinha boa avaliação, mas acabou não se reelegendo pelas circunstâncias de uma eleição atípica.

De acordo com o instituto DataTrends, corroborado por outros institutos, João Campos possui 75% de aprovação perante o eleitorado recifense. Esse número evidencia a força da sua gestão e a pujança da sua tentativa à reeleição. Os números deixam muito claro que o socialista tem grandes chances de repetir seu pai, que em 2010 foi reeleito governador com quase 84% dos votos válidos, tornando-se o governador mais votado da história de Pernambuco.

Evidentemente que o índice de Eduardo é algo pouco provável, mas para se tornar o prefeito mais votado da história do Recife em primeiro turno basta ter mais de 56% dos votos válidos, números obtidos por João Paulo em 2004, situação que pelas pesquisas levantadas não é algo distante e surreal de acontecer.

O ambiente para João Campos é extremamente favorável, pois tem uma gestão bem-avaliada e uma ampla frente política em torno do seu projeto, elementos que lhe garantem o que mostrar ao eleitor recifense e um exército numeroso para levar sua mensagem aos quatro cantos da cidade. Será surpresa se João Campos não for reeleito no próximo ano, e suas chances de liquidar a fatura em primeiro turno aumentam a cada dia.

Humberto Costa – O senador Humberto Costa encerra 2023 novamente como um importante player na política pernambucana e nacional. Prestigiado em Brasília pelo presidente Lula, Humberto ainda sonha em ser governador em 2026 e para isso irá preparar o PT para a disputa municipal. Se o partido tiver bom desempenho em colégios eleitorais relevantes, ele poderá tentar o Palácio do Campo das Princesas.

Chaparral – Os números obtidos pelo deputado estadual Cléber Chaparral (União Brasil) para prefeito de Surubim consolidam sua pré-candidatura ao executivo daquela cidade. Chaparral tornou-se uma liderança regional e se vencer a disputa em 2024 será um ator estratégico pela importância que Surubim exerce na sua região.

DataTrends – O Instituto DataTrends encerra 2023 com a divulgação de oito pesquisas eleitorais, Recife, Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Santa Maria da Boa Vista, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Camaragibe e Surubim. A expectativa do instituto, que formou um pool de blogs para a divulgação de pesquisas, é divulgar uma série de levantamentos na maioria dos 184 municípios pernambucanos.

Feliz 2024 – Gostaria de agradecer a todos os leitores da nossa coluna e do nosso blog pelo ano de 2023 e desejar um próspero 2024, repleto de paz, saúde, harmonia e realizações.

Inocente quer saber – Quem será o vice de João Campos na busca pela reeleição?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário