Foto: Sandy James/DP |
Em sua mais recente visita a Pernambuco, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu recursos para a construção de mais um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no estado - desta vez, em Olinda, na Região Metropolitana. O anúncio foi feito durante a inauguração de uma nova unidade do IFPE no município do Paulista, na última quarta-feira (7).
Acompanhado pelo prefeito da cidade, Yves Ribeiro (MDB), e pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o chefe do Executivo nacional também trouxe em sua comitiva uma parcela de seu quadro ministerial, tendo deixado a palavra final das boas-novas para o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB). “Por determinação do presidente da República, autorizamos a construção do campus de Olinda, uma obra de aproximadamente R$ 25 milhões”, disse Santana durante o ato.
Histórico
Entre idas e vindas políticas e diversas disputas judiciais, o terreno onde seria edificado em definitivo o campus do IFPE em Olinda seguia há 15 anos sem qualquer tipo de entendimento. À reportagem do Diario de Pernambuco, a ministra Luciana Santos, ex-prefeita da Marim dos Caetés, no período entre 2001 e 2008, lembrou que o projeto é “um desejo muito antigo no município”.
“Ali, em 2008, a gente deu início a esse processo, plantou uma semente, por entender a importância do ensino técnico e profissionalizante. Ao longo desses anos, não faltam histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas, que ganharam perspectiva por causa da educação e daquilo que aprenderam no IFPE. Agora, com o campus definitivo de Olinda, isso toma nova dimensão”, pontuou a presidente nacional do PCdoB.
A reportagem ouviu ainda o ex-prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), que deu os primeiros passos para a implementação da unidade de ensino no município. "Na nossa gestão, conquistamos um campus do Instituto Federal de Pernambuco para nossa cidade. Ainda em 2014, cedemos o prédio de uma escola municipal em Jardim Atlântico e inauguramos a sede provisória da instituição. Infelizmente, o terreno que conquistamos continua abandonado, reflexo de uma política desinteressada com a educação pública de qualidade. Agora, com o novo governo do presidente Lula, foi autorizada a construção da sede definitiva do campus IFPE Olinda”, comentou o agora deputado federal.
A atual gestão da Prefeitura de Olinda, sob o comando do prefeito Professor Lupércio (SD), confirmou a doação de um terreno pertencente ao município, no bairro de Casa Caiada, o que irá viabilizar a construção do campus definitivo.
Fonte: Diário de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário