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O ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho (MDB), em reunião realizada ontem (20) com a bancada pernambucana no Congresso Nacional, garantiu que a Transnordestina vai contar com o trecho entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. Essa é a segunda vez que o representante do governo federal sinaliza para uma retificação na alteração do projeto original, feita no apagar das luzes da gestão Jair Bolsonaro (PL), em 2022, que culminou na exclusão do estado do traçado da ferrovia.
No último mês de maio, em encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB), no Palácio do Campo das Princesas, Renan Filho confirmou as obras no Ramal Salgueiro-Suape. “Gostaria de agradecer pela boa notícia e a todo mundo que se dedicou ao assunto, como deputados e senadores pernambucanos, porque ninguém faz nada sozinho e essa vitória não é somente nossa, é de Pernambuco inteiro", disse a governadora, à época.
Já na reunião da última terça-feira, o ministro ainda assegurou a retomada da duplicação da BR-104, no Agreste, e a execução das obras na BR-423. A expectativa é que a ordem de serviço seja assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), logo no início do segundo semestre, antes do Festival de Inverno de Garanhuns, quando há considerável aumento no fluxo de turistas na região.
Renan Filho disse que as obras de conclusão da ferrovia serão realizadas por meio de recursos federais e/ou com parcerias com a iniciativa privada. Um dos coordenadores da bancada pernambucana no Congresso, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) comemorou o resultado das tratativas. "Saímos da reunião com a certeza do ministro de que a Transnordestina, uma obra de enorme importância para a economia de Pernambuco, vai ser concluída", ressaltou.
O ramal entre Salgueiro e Suape vai transportar minério de ferro extraído no Piauí para exportação via terminal marítimo pernambucano. Parlamentares pernambucanos têm se mobilizado para destravar a obra desde que passou a ser ventilada a informação de que o traçado não seria construído pela concessionária TLSA, que teria decidido concluir apenas o trecho de Salgueiro ao Porto de Pecém, no Ceará.
Importante ressaltar que o ramal até Suape conta com 48% do andamento concluído, frente a 18% do traçado cearense. Outra vantagem operacional de Suape é o potencial de cargas de retorno, uma vez que os trens poderão fazer o trajeto de volta carregando combustíveis, gás, contêineres e veículos. O trecho pernambucano também é 92 quilômetros mais curto que o de Pecém, o que irá resultar em custos menores.
“O ministro Renan Filho sinalizou que as obras da Transnordestina serão reiniciadas em 2024, com previsão de inclusão orçamentária para o ano que vem. Que a vontade política demonstrada se transforme em capacidade de realização, para que possamos ver, o quanto antes, o trem cruzando o Nordeste, levando emprego, renda e desenvolvimento para a nossa região”, ponderou o deputado federal Pedro Campos (PSB).
Além de deputados federais, a reunião contou com a participação do senador Fernando Dueire (MDB) e de Luciana Santos (PCdoB), ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte: Diário de PE.
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