Desde o início do governo Raquel Lyra em janeiro, havia muitas críticas sobre a condução política do governo, sobretudo no tocante às demandas dos deputados estaduais. Prova disso foi o resultado do TCE, quando as duas vagas foram ocupadas à revelia do Palácio do Campo das Princesas. Esse clima de insatisfação, que era externado nas coxias e que tomava corpo com alguns resultados amargos para o governo nas votações no legislativo, tem mudado de panorama.
Com o aval da governadora Raquel Lyra e do presidente da Alepe, Álvaro Porto, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, que já havia assessorado a Raquel na prefeitura de Caruaru, intensificou o diálogo com os deputados estaduais, numa dobradinha com o superintendente parlamentar, Álvaro Mendonça, e os resultados já começam a surtir efeito. Evidente que ainda não está do jeito que o governo gostaria e que esse trabalho é permanente, mas a letargia observada no início das discussões políticas entre executivo e legislativo perdeu já não se faz tão presente nas conversas de bastidor.
Essa mudança de comportamento do governo, que começa a ter uma sensibilidade sobre as legítimas demandas dos deputados, tem sido algo que pode convergir para uma relação ainda melhor, fazendo com que o governo possa colher ainda mais frutos nesta relação, que é fundamental para que os interesses de Pernambuco possam ser colocados em primeiro plano e todos os poderes remarem numa mesma direção.
Bancada federal – Se a relação com os deputados estaduais começou a melhorar, ainda há uma necessidade de fomentar um diálogo mais intenso e efetivo com os deputados federais por parte do governo. A expectativa é que o próprio Túlio Vilaça possa fazer uma conversa com os parlamentares com idas a Brasília.
Ministro – Com a viagem de Carlos Lupi a Washington, o secretário-executivo da pata, Wolney Queiroz, responderá pela função de ministro da Previdência Social até o próximo dia 24. Wolney vem realizando um grande trabalho na área contribuindo com o êxito do governo Lula.
Aniversário – Figura bastante querida pelo meio político, Valéria Saldanha reuniu amigos ontem para a comemoração de seu aniversário. Ela, que era secretária de José Francisco Neto durante os governos do PSB, sempre foi bastante proativa e atenciosa com todos. O próprio José Neto fez questão de prestigiá-la.
Alepe – Os ex-deputados federais Ricardo Teobaldo e Sebastião Oliveira, que já foram deputados estaduais em legislaturas passadas, poderão ser novamente candidatos a uma cadeira na Casa de Joaquim Nabuco em 2026. Sebastião está bem representado pelo irmão Waldemar Oliveira em Brasília, enquanto Teobaldo ajudará o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, a ser deputado federal.
Protagonismo – No terceiro mandato como deputado federal, Felipe Carreras (PSB) teve a sua eleição mais difícil em 2022, sendo o último eleito do partido para a Câmara dos Deputados. Apesar disso, foi nesta legislatura que ele conquistou o maior protagonismo da sua vida pública em Brasília. Aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira, Carreras assumiu a liderança de um importante bloco parlamentar e todas as discussões da capital federal passam pelo seu crivo.
Inocente quer saber – O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, será candidato a qual cargo em 2026?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário