O mês que pode anunciar o candidato à sucessão do governador Paulo Câmara, promete definir os rumos do arco de alianças da Frente Popular. Citado como o prazo limite para sentar na mesa com todas as lideranças políticas e conversar sobre o candidato a governador de Pernambuco, o mês de janeiro finalmente chegou, no entanto, ainda não foi marcada uma data para as conversas. Neste início de ano, alguns dirigentes partidários tiraram os primeiros dias de férias. O que pode, no primeiro momento, inviabilizar uma grande reunião da Frente Popular.
O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, garantiu que um calendário será estabelecido a partir de agora para que todos sejam ouvidos. Na direção nacional do PSB, a avaliação feita é a mesma: a condução política do processo segue nas mãos do governador Paulo Câmara. O que significa que a definição do cronograma do processo dos diálogos também será definida pelo governador, que na última agenda pública de 2021 assinalou: “Vamos aproveitar o ano político também para fazer as articulações, a Frente Popular com certeza vai estar muito unida em 22”.
Partidos
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, tem dito que o partido vai “marchar” com o presidente Lula. Mas faltou definir em que termos esse acordo eleitoral com os petistas deve acontecer. O assunto Federação entre PT e PSB, por exemplo, fechou o ano num impasse difícil de ser resolvido, ainda que uma ala do PSB defenda o acordo. O imbróglio pode gerar uma brecha para outra opção retornar na vida dos socialistas. Logo após mais uma série de desavenças entre PT e PSB, socialistas e pedetistas retomaram os laços, o que foi concretizado com um encontro entre o presidente Siqueira e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. A conversa não foi conclusiva, mas retomou a pauta à mesa.
Primeiro dia útil> Direções nacionais do PDT e PCdoB estiveram reunidas na manhã de ontem. O encontro foi virtual e estiveram logados 6 lideranças, entre eles: Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB; Carlos Lupi, presidente nacional do PDT; e Wolney Queiroz, líder do PDT na Câmara dos deputados.
Primeira conversa> Segundo Wolney Queiroz, a reunião foi solicitada pela vice-governadora e faz parte de uma série de encontros entre as legendas. No encontro, não foi oficializado nenhuma deliberação, mas os pernambucanos trataram de Federação Partidária, PT, e conjuntura nacional.
Feliz 2022> Os pré-candidatos a governador de Pernambuco postaram mensagens de felicitações pelo novo ano que se inicia nas redes sociais, cada qual de acordo com seu perfil. Houve quem apelou para a poesia, para Lula e até para a música.
Calendário> O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, assinou uma convocação para que na próxima sexta-feira (7), os presidentes dos diretórios estaduais e os membros da Comissão Executiva do Diretório Nacional estejam reunidos virtualmente para tratar das eleições de 2022. O tema do encontro envolve a situação das eleições nos Estados e a Federação Partidária.
Fonte: Folha de PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário