segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

A expectativa dos três vices para as renúncias dos titulares

 

Com a chegada de 22, o calendário eleitoral ditará o ritmo das definições para todos os lados. Na Oposição, o dia 1º de abril, prazo para desincompatibilização do cargo, terá impacto em três cidades: Caruaru, Petrolina e Jaboatão dos Guararapes. Os três vice-prefeitos (Rodrigo Pinheiro, Simão Durando e Luiz Medeiros, respectivamente) vivem a ansiedade de em poucos meses poderem assumir o comando de seus municípios.

Dos três prefeitos que podem deixar o cargo para disputar a eleição deste ano, apenas um já sinalizou publicamente a renúncia: Anderson Ferreira (PL), de Jaboatão. Portanto, Luiz Medeiros é o único até agora a ter certeza de que, em abril, será o prefeito da segunda maior economia do Estado. Governar Jaboatão é tarefa para poucos, pela complexidade da gestão. Medeiros contará com o apoio incondicional dos Ferreiras. 

Em Petrolina, Simão tem uma relação muito próxima com os Coelhos, tendo sido praticamente criado entre os filhos do senador Fernando Bezerra. Mesmo não revelando publicamente, Miguel Coelho (DEM) dá sinais de que vai para a disputa ao Governo de Pernambuco, entregando a Simão a missão de tocar o projeto, iniciado em 2017. Durando terá em suas mãos as rédeas da cidade mais importante do Sertão pernambucano, vitrine que projetou Miguel para Pernambuco. 

Por fim, a relação mais complexa é de Raquel Lyra (PSDB) com seu vice Rodrigo Pinheiro. Primeiro porque a tucana não é clara sobre seu projeto estadual. Não existe uma declaração dela falando nesse sentido até agora. Depois, nos bastidores, há quem aponte que a relação entre eles não é a das melhores. Mesmo com Rodrigo se esforçando para minimizar isso através de gestos e nas redes sociais.

DISCURSO PRONTO – Se optar por permanecer até o final do mandato, o que aliás vem dando sinais de que este seria o rumo a seguir, o governador Paulo Câmara (PSB) terá um discurso pronto para os opositores que largarão os mandatos para disputar a eleição. Ele com certeza vai dizer que foi eleito para governar até 31 de dezembro de 22.

APOIADORES – Nas redes sociais, o deputado Clodoaldo Magalhães recebeu uma enxurrada de mensagens de apoio após a possibilidade de ter a legenda negada pelo PSB. Muitos usaram até a foto do parlamentar com o ex-presidente Lula, dando a entender que ele irá para o PT. Restam poucas opções para ele dentro da Frente Popular, entre as quais está o PSD de André de Paula.

SOZINHA – Com a Oposição já diminuída e mesmo sem ocupar a liderança na Alepe, a deputada estadual Prisicila Krause, ainda no DEM, consegue sozinha criar um barulho contra o Governo do Estado. Enquanto isso, o líder da Oposição, deputado Antonio Coelho, ainda não mostrou a que veio, ocupando o posto que foi pleteado por Krause em duas oportunidades, as quais acabou perdendo para o clã de Petrolina, uma com Marco Aurélio - hoje no Governo - e outra para Antonio.

RÁPIDAS 

CARPINA – Os vereadores carpinenses elegem hoje a nova mesa diretora da Casa Doutor Murilo Silva para o biênio 2023-2024. Estão na briga o atual presidente Guilherme Diogenes (PSDB) e Dedé Lanches (PTB). Esse será o embate do grupo Botafogo com os Gouveias de Paudalho. Cada um apresentou seu candidato na disputa.

LITORAL NORTE – Com poucos candidatos da região, o Litoral Norte corre o risco de ficar sem um filho da terra como representante na Assembleia Legislativa. Nomes como o ex-prefeito Mário Ricardo, Jorge Carreiro e Dido Vieira aparecem na disputa, mas ainda não mostraram suas credenciais para um pleito que não é fácil.

DOBRADINHA – O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, vem pavimentando seu retorno à Alepe, enquanto sua esposa, a deputada Alessandra Vieira, deverá ser candidata à Câmara Federal. Eles hoje estão mais próximos do palanque de Raquel Lyra e Anderson Ferreira.

PINGA-FOGO: Geraldo Julio continua na bolsa de apostas para ser o candidato ou já pode ser considerado carta fora do baralho?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário