segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

As opções de Luciano Bivar no União Brasil

 

Foto: Câmara dos Deputados

No exercício do terceiro mandato como deputado federal, Luciano Bivar teve papel determinante nas eleições de 2018 quando decidiu garantir legenda do PSL ao então candidato Jair Bolsonaro para que o mesmo disputasse a presidência da República. A aliança estratégica terminou sendo positiva para os dois lados, Bolsonaro acabou eleito presidente e Luciano Bivar não só se elegeu deputado federal como viu seu PSL se tornar um dos maiores partidos do Brasil.

A relação conturbada com Bolsonaro fez Bivar trilhar outro caminho e viabilizar a fusão do PSL com o Democratas que se tornará União Brasil. O novo partido deverá, segundo o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, ser oficializado por volta de fevereiro, quando todos os trâmites legais estarão finalizados. No âmbito nacional, o União Brasil dialoga com diversos partidos, dentre eles o PSDB de João Doria e o Podemos de Sergio Moro, qualquer que seja a escolha do partido deverá alavancar o escolhido em relação aos demais nomes da terceira via.

O parlamentar tem seu nome ventilado para compor uma chapa presidencial na condição de candidato a vice-presidente, portanto a escolha daquele que tiver o apoio do partido nacionalmente deverá considerar a possibilidade de ter Luciano Bivar na composição da chapa presidencial. Em Pernambuco, o União Brasil tem colocada a pré-candidatura do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a governador, mas hoje há uma grande dúvida sobre a formação da chapa do partido para deputado federal e deputado estadual.

No caso de deputado federal, é fundamental que a chapa encabeçada por Miguel Coelho, que terá o deputado federal Fernando Filho tentando a reeleição, garanta a eleição de pelo menos três parlamentares e que Luciano Bivar tenha a segurança de que seu mandato estará renovado. Caberá, portanto, ao grupo de Petrolina, a responsabilidade de viabilizar uma chapa que dê a opção de se Luciano Bivar não for candidato na disputa presidencial, ter uma reeleição sem sustos para a Câmara dos Deputados em 2022.

No páreo – O secretário da Casa Civil, José Francisco Neto, permanece no páreo para disputar a sucessão do governador Paulo Câmara no próximo ano. Responsável pela articulação política do Palácio do Campo das Princesas, José Neto transita bem entre prefeitos, parlamentares e lideranças políticas pelo fato de ser extremamente atencioso e principalmente por dar soluções às demandas que chegam ao seu conhecimento.

Reeleição – Há quem aposte numa eventual volta do deputado estadual Clodoaldo Magalhães para tentar a reeleição para a Alepe em 2022. Ele tem articulado uma ida para a Câmara dos Deputados mas está encontrando obstáculos não só no PSB como em outras siglas para dar o salto no próximo ano.

Sintonizados – A Câmara Municipal do Recife, comandada por Romerinho Jatobá, encerra o primeiro ano da atual legislatura com uma sintonia muito positiva com o prefeito João Campos. A Casa José Mariano, inclusive, destinou R$ 30 milhões para que a prefeitura executasse obras na cidade, evidenciando a relação extraordinária entre os dois poderes.

Inocente quer saber – Quando o affair Clodoaldo Magalhães será resolvido?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário