sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

O que esperar em 2022?

 

Por Houldine Nascimento, repórter do Blog

Chegamos ao último dia de 2021, um ano difícil para os brasileiros devido à pandemia. Muitas perdas causadas pela Covid-19 e um cenário social difícil, com 19 milhões de pessoas passando fome no país, taxa de desemprego elevada (12,1%) e o fantasma da inflação voltando a assustar.

Quando tratamos do jogo político, a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) segue a todo vapor, conforme apontam diversos institutos de pesquisa. Estamos a pouco mais de nove meses das eleições e a terceira via não decolou, mesmo com a entrada do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) na corrida – até agora, ele não passou de um dígito.

Vários nomes apresentaram pré-candidaturas numa alternativa aos dois principais postulantes, mas a fragmentação se mantém, refletindo em baixíssimas intenções de voto. Pela radicalização do debate eleitoral, a promessa é de assistirmos à campanha mais violenta da história nacional.

Em Pernambuco, há indefinições tanto na situação quanto na oposição. O PSB, que governa o Estado há 15 anos, deve definir quem vai disputar a sucessão de Paulo Câmara no próximo mês. Ao menos quatro nomes estão no páreo: os deputados Danilo Cabral e Tadeu Alencar e os secretários estaduais Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico) e José Neto (Casa Civil).

Geraldo e Neto estiveram ontem na Missa de Ação de Graças na Matriz de Casa Forte. A disposição dos personagens na igreja chama atenção: José Neto ficou ao lado do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e próximo de Paulo Câmara. Geraldo se sentou com a família Campos. O chefe da Casa Civil é apontado como o favorito do governador para sucedê-lo, enquanto o ex-prefeito do Recife tem o endosso do atual gestor, João Campos.

Na oposição, dois grupos fazem movimentações paralelas: um é capitaneado pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), que foi o primeiro a se colocar como pré-candidato a governador. O outro reúne os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), e de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e não definiu uma data para anunciar qual dos dois gestores vai concorrer ao Governo.

Curiosamente, Miguel voltou a conversar com Raquel e Anderson nas últimas semanas. Ainda existem outros nomes difusos no campo oposicionista, tendo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, como o mais representativo. Há a possibilidade de que ele seja o candidato de Bolsonaro na corrida ao Palácio do Campo das Princesas.

Na eleição de 2018, a disputa nacional influenciou a estadual. A ver se os problemas de Pernambuco serão discutidos desta vez ou se haverá novamente uma nacionalização.

Afago em Geraldo – Na missa, houve espaço para o prefeito João Campos exaltar pelo segundo dia consecutivo seu antecessor: “Eu quero publicamente, Geraldo, agradecer tudo o que você já fez por mim, pela nossa amizade e dizer que nós vamos estar sempre juntos. A gente tem uma oportunidade hoje de governar a cidade do Recife e saber que é muito mais fácil quando a gente recebe uma casa organizada”, discursou.

Pronunciamento e ironia – O presidente Bolsonaro vai fazer o último pronunciamento do ano logo mais, às 20h30, em cadeia nacional de rádio e televisão. Em uma transmissão ao vivo promovida ontem, ele foi irônico ao sugerir que a esquerda faça um “megapanelaço”. O chefe do Executivo repetiu que os protestos contra seu governo ocorrem porque o país está “há três anos sem corrupção”, ignorando suspeitas sobre ilicitudes nas compras de vacinas e contrabando de madeira liderado pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Ajuda argentina – O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que o Estado vai aceitar diretamente qualquer tipo de ajuda internacional para enfrentar os danos causados pelas enchentes que atingiram o sul baiano. A declaração surge em resposta a uma recusa do Governo Federal a um auxílio ofertado pela Argentina. Bolsonaro publicou no Twitter que a ajuda humanitária oferecida pelos argentinos não “era necessária” no momento e que pode ser “acionada oportunamente”.

Prepare o bolso – O Governo de Pernambuco anunciou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2022. De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, não haverá mudança de alíquotas cobradas pelo Governo. Fevereiro é o mês em que começam os pagamentos. Quem optar por pagar o IPVA em cota única terá um desconto de 7%, mesmo percentual concedido este ano.

Debandada – A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), sofreu duas baixas na fragilizada base que mantém na Câmara Municipal. Os vereadores Irmão Genival e Washington Antônio (ambos do PTB) deixaram oficialmente de apoiar Célia e passaram a compor a oposição, hoje formada por nove dos 13 parlamentares da Casa Legislativa. Eles alegam insatisfação com o tratamento recebido pela gestão. Isso pode comprometer o projeto de reeleição do deputado estadual Romero Sales Filho, que é um dos filhos da prefeita.

CURTAS

Rateio – O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB), divulgou o pagamento do rateio dos 70% do Fundeb para os professores da rede municipal. O valor total é de R$ 1,5 milhão e já foi depositado na conta dos educadores.

Greve – Os policiais civis de Pernambuco estão desde a meia-noite da última quarta (29) em estado de greve. Os profissionais alegam que não houve proposta concreta de reajuste salarial. Eles também iniciam protestos hoje.

Perguntar não ofende: Quem anuncia primeiro o candidato ao Governo: a Frente Popular ou Levanta Pernambuco?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário