sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Chapas proporcionais do PSB serão competitivas com ou sem federação

 

Foto: Divulgação/PSB 

A disputa proporcional para os cargos de deputado estadual e deputado federal, tem exigido dos parlamentares uma grande mobilização no sentido de fazer contas sobre quantos deputados as chapas proporcionais irão eleger. Partindo do pressuposto que cada partido ou federação terá direito a lançar 26 candidatos a deputado federal e 50 candidatos a deputado estadual, dificilmente outra legenda conseguirá um número tão significativo de candidatos com densidade eleitoral do que o PSB.

A federação que pode ter PT, PSB, PCdoB e PV, além de outros partidos, mas há quem aposte que ela pode não prosperar, ora pelos entraves burocráticos que precisariam ser solucionados até o final de março, ora pelas questões estaduais onde PSB e PT teriam divergências quanto os postulantes aos cargos de governador e senador.

Evidentemente que se a federação prosperar acaba sendo positivo para todos os partidos que se incluírem nela, mas em caso de não haver uma viabilidade política da federação, ao menos em Pernambuco, o PSB não terá problemas para formatar suas chapas para federal e estadual. Com onze deputados estaduais e cinco deputados federais de mandato, o PSB deverá ser o destino de uma quantidade significativa de nomes, podendo ter pelo menos vinte deputados estaduais tentando a reeleição e mais de dez federais na busca pelo novo mandato.

Além da perspectiva de encabeçar uma majoritária que acaba impactando positivamente no voto de legenda e na expectativa de votos dos candidatos proporcionais, o PSB tem o diferencial de contar com dois pesos pesados nas chapas proporcionais, a deputada estadual Gleide Angelo, eleita com 412 mil votos em 2018 tentará o segundo mandato pelo partido e muito apostam que ela terá pelo menos 250 mil votos, enquanto Pedro Campos entrará no lugar de João Campos, eleito em 2018 com 460 mil votos para federal. Pedro deverá figurar entre 250 a 300 mil votos, o que ajudará na chapa proporcional.

Com dois puxadores e o voto de legenda, a expectativa é que mesmo sem a federação, o PSB emplaque cerca de 20 estaduais e 10 federais, o que seria, com folga as maiores bancadas em Pernambuco, e naturalmente ajudando o candidato escolhido pelo partido a governador em 2022.

Miguel Coelho – Pré-candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, tirará alguns dias de descanso para a partir do dia 10 retomar suas andanças pelo estado para fortalecer seu projeto.

80 anos – O deputado estadual José Queiroz (PDT) completou ontem 80 anos de idade. O parlamentar segue animado com o novo ano que chega, quando deverá disputar a reeleição para a Casa Joaquim Nabuco. Zé Queiroz é um dos patrimônios de Caruaru e da política pernambucana tendo construído uma brilhante trajetória em todos os cargos que ocupou.

Feliz 2022 – Gostaria de agradecer a todos os leitores da nossa coluna tanto no blog quanto na Folha de Pernambuco ao longo do desafiador ano de 2021, e renovar os votos para que 2022 seja um ano de retomada, de mudança e sobretudo de esperança em dias melhores. Feliz ano novo a todos!

Inocente quer saber – Depois do PSB, qual será a melhor chapa proporcional de 2022?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário