terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Explicações sobre o Senado

 

Na live que participei, ontem, com o empreendedor Paulo Sérgio, pelo Instagram, fui provocado, mais uma vez, a falar sobre uma possível candidatura minha ao Senado. O que disse a ele, repito neste espaço: uma postulação ao Senado só seria possível na condição em que estivesse numa chapa de oposição aos dois níveis de poder – federal e estadual.

Também de oposição ao PT, a Lula, principalmente. Ao longo do processo de redemocratização do País, empunhei as bandeiras do brizolismo, mas Brizola, que primou pela educação, o que me seduz na vida pública, nunca chegou ao segundo turno. Isso nos levou a votar em Lula e assim o fiz, em todas as quatro vezes que disputou.

Mas a partir da sua reeleição, não votei mais. Lula foi a maior decepção da minha vida. Passou, para todos que apostavam numa mudança radical de conceito, calcada no não roubar destacado por Ulysses Guimarães em discurso na proclamação da Constituinte, um atestado de descompromisso com a ética e a moralidade ao se lambuzar com os gatunos. Fez um governo recheado de escândalos, do mensalão a Lava Jato.

Uma candidatura minha a senador vai muito mais além. Passa pelo combate ao desgoverno instalado em Pernambuco. Nunca um Estado revolucionário e exportador de políticos nacionais para o Congresso perdeu tanta importância em Brasília. O PSB, a partir dos sonhos e das ilusões vendidas por Eduardo Campos, virou, incrivelmente, a República dos Campos.

Para o Recife, o PSB impôs João Campos. Para a Câmara dos Deputados, a bola da vez da República Independente dos Campos será um garoto chamado Pedro Campos, também filho de Eduardo e Renata Campos. Viúva, Renata é a governadora de saia, Paulo Câmara o pau mandato. Ao garoto, nomeado para um cargo importante na Secretaria de Planejamento, foi entregue, com a conivência do governador, a destinação de R$ 5 bilhões das obras anunciadas em caravanas pelo Interior.

Os R$ 5 bilhões que farão dele o federal mais votado no Estado. É este o Estado que os pernambucanos querem?

Cenário de japonês – Ainda sobre o Senado, entendo que é uma eleição em aberto. Candidato natural a senador é o governador em fim de mandato. No caso de Pernambuco, Paulo Câmara não será. Outro natural seria o senador que está encerrando o seu mandato, no caso Fernando Bezerra, que também não postula ser reeleito. Traduzindo: não há candidato natural a senador, uma eleição de japoneses, todos iguais. Tenho recebido pesquisas de vários municípios. Em Surubim, por exemplo, sou o líder, mesmo sem nunca ter afirmado que sou candidato. Em Casinhas, o segundo e em Orobó e Carnaíba também o segundo, empatado com o primeiro por uma diferença de apenas um ponto.

Reação ao panelaço – O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, ontem, durante conversa com jornalistas em Florianópolis que gravou um novo pronunciamento que será transmitido no feriado de Ano-Novo. Em tom de brincadeira, o chefe do Executivo fez uma piada com a esquerda brasileira. “Gravei hoje para o fim de ano uma mensagem. Então já convoco o pessoal da esquerda a fazer um super panelaço para comemorar três anos sem corrupção”, disse a jornalistas, em Santa Catarina. A fala do presidente faz referência ao panelaço realizado pela oposição durante o pronunciamento de Natal feito por ele e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Beleza é fundamental – A deputada estadual por São Paulo Janaina Paschoal (PSL) escreveu em seu perfil no Twitter que achava natural a primeira-dama Michelle Bolsonaro ter “roubado a cena” na mensagem de Natal porque ela “está entre ao mais bonitas do Brasil”. “Não sei se serei politicamente incorreta aqui, mas acho natural que a primeira-dama tenha “roubado a cena” na mensagem de Natal. A mulher está entre as mais bonitas do Brasil. Quem deixaria de olhar para ela, para olhar para o Presidente?”, escreveu Paschoal.

Moro atendido – O vice-procurador-geral da República Humberto Jacques de Medeiros enviou ao Supremo Tribunal Federal manifestação em favor de um pedido do ex-juiz e atual presidenciável Sérgio Moro para juntar o link de uma entrevista concedida pelo presidente Jair Bolsonaro aos autos do inquérito que investiga suposta tentativa de interferência política do chefe do Executivo na Polícia Federal. Na entrevista, Bolsonaro afirmou que, em reuniões ministeriais, dizia que ‘não queria ser blindado, mas não podia admitir ser chantageado’. O parecer de quatro páginas foi assinado no último dia 23 e protocolado ontem no STF.

Em defesa da amada – O deputado Túlio Gadelha criticou uma publicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) com ataques a apresentadora Fátima Bernardes, sua namorada. O filho do presidente publicou prints de momentos do programa “Encontro” com pautas sobre saídas de fim de ano. Eduardo sugeriu que a apresentadora teria sido hipócrita: “Mas a Fátima Bernardes é diferente, ela não vai passar o Natal em família”, escreveu. Um dos prints mostrava uma entrevista sobre “a importância da ‘saidinha’ de fim de ano. Reintegrar apenados pode ser benéfico à sociedade”. Gadelha, porém, afirmou que se tratam de imagens adulteradas. Ao Poder360, o deputado e namorado da apresentadora disse que o compartilhamento de fake news é uma prática comum da família Bolsonaro. “Eles criam polêmica para se tornarem mais conhecidos, simplesmente inventam coisas”, afirmou.

CURTAS

FILHO ANFITRIÃO – Devido a reação diante dose de reforço da vacina, o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP, não compareceu, ontem, ao encontro de confraternização com a Imprensa. Foi representado pelo filho Lula da Fonte, uma jovem aposta dele para disputar também um mandato de deputado federal em 2022.

GRIPE – Passado o fim de semana do Natal, muita gente recorreu, ontem, as emergências no Recife com sintomas de gripe. Dores no corpo, febre e tosse são alguns dos sintomas de quem procurou atendimento nas unidades de saúde da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, até o momento o município confirmou 818 casos de influenza subtipo A (H3N2). Três destes pacientes morreram. Eles tinham 46, 68 e 69 anos.

Perguntar não ofende: O governador tem força para emplacar a candidatura de Zé Neto, seu nome preferido?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário