segunda-feira, 30 de agosto de 2021

RADAR POLÍTICO – O desafio de Raquel Lyra

 

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Diferente dos seus concorrentes na Oposição, Miguel Coelho e Anderson Ferreira, que já caíram em campo e estão construindo as chapas proporcionais, a pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) precisa urgentemente arregimentar pré-candidaturas para montar as suas chapas para estadual e federal. Das muitas etapas a serem cumpridas por aqueles que buscam protagonizar as disputas majoritárias, esta é uma das mais importantes.

Entre observadores mais atentos do cenário político não há dúvida da competitividade da candidatura de Raquel ao Governo do Estado, no entanto, para convencer que realmente está no jogo, a prefeita precisa ser mais ousada e avançar no recrutamento de candidatos, principalmente porque com a possibilidade do Senado Federal não aprovar a formação de coligações na proporcional, Raquel corre sério risco de ver o PSDB perder os quadros que buscam se eleger para a ALEPE ou Câmara Federal debandarem na busca por segurança de siglas que alcancem o quociente eleitoral.

Quando chegar o momento em que Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Raquel Lyra vierem a se sentar à mesa para decidir qual dos três encabeçará a chapa majoritária, não será apenas a pontuação na pesquisa e competitividade que arbitrará. Um exército de candidatos também é visto como um ativo político importante neste processo e Raquel necessita considerar isto.

ALTERNATIVA – Na possibilidade do PT indicar o vice da chapa encabeçada pelo PSB ao Governo do Estado, a deputada estadual Dulcicleide Amorim passa a ser vista como opção. Contam a favor de Dulcicleide o fato de ser evangélica; do Sertão do São Francisco, o que seria um contraponto a Miguel Coelho; além de garantir a participação feminina na chapa.

CONCORRENTE DIRETA – Quem também é vista como possibilidade dentro do PT para compor a vice do PSB é a deputada estadual Teresa Leitão. A petista, embora já esteja em campanha para a Câmara Federal, não pode ter o nome descartado para tal posto.

NINJA – Comandado pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, o Podemos é um dos poucos partidos que está se preparado para qualquer cenário. Com ou sem coligação Teobaldo anda construindo chapas competitivas para eleger bancadas para federal e estadual.

EM PAUTA –  Na ALEPE o deputado estadual João Paulo Costa defendeu que a população possa voltar a frequentar eventos, inclusive os estádios de futebol mediante a comprovação de vacinação. O Governo do Estado anda estudando uma medida por meio do Passe Seguro Pernambuco. O programa visa colaborar com a retomada do setor de eventos, um dos mais afetados pela pandemia.

HOMENAGEM – Completando 30 anos de serviços prestados, a TV Asa Branca será homenageada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A solenidade será nesta segunda-feira (30), a partir das 11h, no Auditório Sérgio Guerra. Representantes do Conselho de Gestão e demais setores da emissora participarão do evento, no qual será realizada a entrega de um voto de aplausos concedido por iniciativa do deputado estadual Erick Lessa.

PODER DE ATRAÇÃO – Eleito em 2018 com mais de 175 mil votos, o deputado federal André Ferreira (PSC) segue se apresentando como um grande puxador de votos. Por esta razão não terá dificuldades de atrair candidatos para compor a sua chapa para federal.

GANHANDO TERRENO – O pré-candidato a deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) segue pavimentado o seu caminho para a ALEPE. Recentemente ele fechou com o vereador de Jaboatão, Didinho (Republicanos). A nova adesão garante a ampliação do seu fortalecimento no segundo maior colégio eleitoral do estado, onde também conta com o apoio de outras lideranças.

ACORDO – Pré-candidato a deputado federal, Lula da Fonte (PP) anda constituindo importantes alianças. Além do apoio de prefeitos, Lula anda construindo algumas dobradinhas. Uma delas é com o deputado estadual Romero Albuquerque (PP), principal voz em defesa da causa animal no estado.

ALGUÉM RESPONDE? – Quem já conta com o apoio de mais caciques na Frente Popular para ser candidato a senador. Sílvio Costa Filho ou André de Paula?

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário