terça-feira, 31 de agosto de 2021

A expectativa para a visita do presidente Jair Bolsonaro

 

Em menos de um mês, Pernambuco estará recebendo na próxima sexta-feira seu quarto presidenciável com a visita do presidente Jair Bolsonaro, que tentará a reeleição. Antes dele, vieram Eduardo Leite, Lula e João Doria, todos de olho em sua cadeira em 2022.

A agenda não contará com muitas inaugurações, com seu ápice sendo em Santa Cruz do Capibaribe no sábado, com uma motociata até a cidade de Caruaru. O presidente Jair Bolsonaro obteve 30% dos votos válidos no primeiro turno e 34% no segundo turno em 2018, e buscará reforçar seu palanque no estado com o objetivo de ampliar sua votação em relação a eleição anterior.

Se naquela ocasião, o então candidato era uma novidade para o eleitorado, agora temos um governo que será julgado pelos brasileiros. Os pernambucanos, em especial, possuem uma postura refratária ao presidente, onde várias pesquisas apontam para uma rejeição significativa de Bolsonaro no estado.

O presidente e seus aliados sabem que não há condições de vencer em Pernambuco, sobretudo contra Lula, mas há um sentimento comum que a manutenção dos votos de 2018 seria um bom resultado. A sua visita busca fortalecer o elo com seus apoiadores e consequentemente garantir um exército de eleitores capaz de incentivar os eventuais insatisfeitos com o presidente mas que votaram nele a renovar o voto em 2022.

Apoio – O prefeito de Santa Maria do Cambucá, Nelson de Lima (PSB), oficializou apoio aos deputados Francismar Pontes (PSB) para estadual e André Ferreira (PSC) para federal. A dobradinha reforça as duas candidaturas na região do agreste setentrional.

Gesto – Mesmo integrando a oposição ao prefeito Raimundo Pimentel, a deputada estadual Roberta Arraes soube separar as coisas, e garantiu R$ 184 mil para a aquisição de uma ambulância do tipo UTI para atender a população de Araripina. O gesto demonstra que as questões em defesa da cidade são maiores do que as divergências políticas.

Viaturas – O governador Paulo Câmara recebe, nesta terça-feira, cinco viaturas de combate a incêndio que serão destinadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A solenidade de entrega será na área externa do Palácio do Campo das Princesas.

Aliança – A aliança entre o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, e o deputado estadual Clóvis Paiva, deram mais uma demonstração de sintonia para 2022. O parlamentar esteve na cerimônia de entrega duas retroescavadeiras para o município viabilizadas pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

Aprovação – O prefeito do Recife, João Campos, vem ostentando índices significativos de aprovação na capital pernambucana. Os números apontam para um importante peso político e eleitoral na disputa de 2022 por parte do gestor, que será imprescindível para alavancar o candidato a governador do PSB que vai liderar a Frente Popular.

Inocente quer saber – Mendonça Filho recebeu com satisfação a chegada de Miguel Coelho ao Democratas?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário