terça-feira, 31 de agosto de 2021

Mais de 70% dos destinos nacionais aderiram ao selo de segurança contra a Covid 19

 

30082021 turismo gov brO Selo Turismo Responsável, criado em 2020 para estipular protocolos sanitários em 15 atividades turísticas e promover maior segurança para receber visitantes, já foi aderido por 70% dos destinos nacionais. Com isso, o Brasil está entre os dez primeiros países no mundo a implementar protocolos sanitários no setor e posiciona o país como destino protegido e responsável.

Conforme destaca a área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a ação estimula o turismo nos Municípios pela segurança e comprometimento com os protocolos específicos para a prevenção da Covid-19. Idealizado pelo Ministério do Turismo, o programa estabelece boas práticas de higienização, específicas para cada segmento do setor.


O selo garante a lavagem e a desinfecção das superfícies e a limpeza dos objetos de uso comum, promove a medição da temperatura na entrada do estabelecimento, além de possibilitar a renovação de ar, mantendo portas e janelas abertas. Também precisa disponibilizar álcool (70%) em locais estratégicos, utilizar marcação de lugares reservados, controlar o acesso de pessoas às áreas externas e organizar filas com respeito a distância mínima de 1,5m respeitada.

Qualquer estabelecimento de turismo municipal pode aderir ao selo, mas, para isso, o empreendimento deve estar inscrito no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Para os turistas, o protocolo é simples, basta informar as medidas adotadas pelo Município visitado, evitar contato físico, fazer uso constante da máscara, lavar as mãos sempre e evitar tocar olhos, nariz e boca.

Boa prática
A equipe técnica da CNM apoia a boa prática e ressalta a importância da participação ativa dos gestores municipais. Conforme alerta a área, o compromisso em apoiar o setor a se adequar à nova realidade garante a confiança dos turistas durante a estadia no Município, impulsiona o comércio e gera emprego e renda.

Diante da grande adesão ao selo, várias localidades registram alta e devem ter mais visitantes na próxima temporada. Os Municípios baianos de Mucuri e Camamu lideram a lista com mais de 90% de seus prestadores de serviços turísticos com o selo. Ainda no Nordeste, Cairu (BA), São Miguel dos Milagres (AL) e Japaratinga (AL) aparecem com adesão acima de 70%. No Sudeste, as cidades de Anchieta (ES) e Tijucas (SC) aparecem com adesão acima de 80%.

Fonte: Da Agência CNM de Notícias, com informações do Mtur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário