sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Oposição está longe de chegar a entendimento sobre 2022

 

A filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Democratas, oficializada esta semana e que terá ato festivo no dia 25 de setembro, o colocou em definitivo na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, porém a filiação ao partido de ACM Neto por si só não é garantia de que ele terá o apoio dos demais postulantes oposicionistas.

Os também prefeitos Anderson Ferreira e Raquel Lyra, igualmente pré-candidatos ao governo de Pernambuco, realizam um encontro nesta sexta-feira em Caruaru que servirá para emitir um sinal de unidade entre ambos e que a fatura está longe de ser liquidada em favor do petrolinense.

A ausência de um condutor natural do processo na oposição, atrelada ao fato de todos os postulantes estarem em posição de igualdade dificulta muito qualquer tipo de entendimento. Nos bastidores, aliados de Anderson e Raquel avaliam que uma unidade entre ambos liquidaria a fatura, pois reuniria PSDB, PL, PSC, Patriota e Cidadania em torno daquele que vier a ser o escolhido, o que aponta para uma grande possibilidade de múltiplas candidaturas no campo da oposição no próximo ano.

Assim como aconteceu em 2020 no Recife, quando os projetos pessoais se sobrepuseram a um projeto competitivo, a divisão interna oposicionista permanece e denota grande dificuldade de entendimento para 2022.

Opções – Com a saída de Miguel Coelho do MDB, o deputado federal Raul Henry ficou com três opções para 2022: Ser candidato a vice-governador na Frente Popular, se filiar ao PSB para tentar a reeleição ou não ser candidato a absolutamente nada. Uma quarta opção seria o MDB atrair integrantes de partidos que não montam chapas proporcionais, porém se não for o PSB o destinatário destes nomes, há grandes chances de ser o PSD de André de Paula.

Federal – O deputado estadual Guilherme Uchoa Junior acompanha a comitiva do governador Paulo Câmara na agenda pelo sertão em Salgueiro e Mirandiba nesta sexta-feira. O parlamentar é pré-candidato a deputado federal e poderá ser um dos nomes do PSB na disputa de 2022.

Ajuste – A organização financeira realizada pelo governador Paulo Câmara juntamente com o secretário da Fazenda, Décio Padilha, possibilitou a volta dos pagamentos dos servidores estaduais para o mês corrente. Isso só foi possível porque Décio e Paulo Câmara fizeram um programa de austeridade fiscal bastante rígido e Pernambuco agora colhe os frutos do trabalho da dupla.

Ranking – Apesar dos efeitos negativos da pandemia da Covid-19, o Brasil ficou entre as dez maiores economias do mundo figurando na oitava posição e à frente de países como Reino Unido, Itália, França e Coreia do Sul.

Disputado – O ex-prefeito de Garanhuns, Izaias Regis, pretende voltar à Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2022. O líder político do agreste desde que decidiu deixar o PTB tem sido disputado por pelo menos três partidos, são eles: PSDB, Republicanos e Democratas.

Inocente quer saber – A vitória de Joe Biden foi uma escolha errada dos americanos nas eleições de 2020?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário