quinta-feira, 26 de agosto de 2021

De malas prontas para o DEM, Miguel Coelho vai à mesa com Carlos Lupi

 

Para o PSDB, um parceiro de primeira hora, não é novidade mais que o DEM não vota em João Doria, caso o governador seja o candidato tucano à presidência da República. A coisa muda de figura se o presidenciável escolhido pelo tucanato vier a ser o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Há prévias no radar do PSDB, onde o nome do senador Tasso Jereissati também é considerado como alternativa. Tasso foi à mesa com o ex-presidente Lula recentemente durante a passagem do líder-mor do PT pelo Ceará, onde o petista também teve conversa com Cid Gomes, irmão do presidenciável do PDT, Ciro Gomes. O Ceará é um dos estados onde o DEM é aliado do PDT, assim como ocorre em Salvador, na Bahia, berço do dirigente nacional do DEM, ACM Neto, que não desconsidera construir palanques estaduais para Ciro Gomes em 2022. Não à toa, como a coluna registrara, ele vem trocando gestos com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. E não por acaso também os dois dirigentes nacionais foram à mesa, ontem, com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que tem nome cotado para concorrer ao Governo de Pernambuco e está de malas prontas para deixar o MDB e ingressar no DEM.

Os encontros se deram em ocasiões separadas. Com Lupi, Miguel Coelho conversou durante almoço em Brasília. À mesa, também estavam o vice-presidente nacional do PDT, deputado federal André Figueiredo, e o líder da bancada na Câmara Federal, Wolney Queiroz, além do deputado federal Fernando Bezerra Coelho Filho, já filiado ao DEM. A construção do DEM e do PDT tem um pano de fundo nacional. Em Pernambuco, uma costura das duas siglas passa pela filiação de Miguel Coelho ao Democratas, agendada para o próximo dia 25, como a coluna antecipou. A travessia deve sacramentar o projeto de Miguel de concorrer ao Palácio das Princesas, que ele tentou fazer vingar, sem sucesso, dentro do MDB. A conversa com a direção nacional do PDT parece representar o avanço de algumas casas na articulação, que já havia passado por um encontro entre Miguel Coelho e Wolney Queiroz, anteontem, também na Capital Federal. Com ACM Neto, Miguel conversou ao lado do ex-governador Mendonça Filho, que comanda o DEM-PE e anunciou, ontem, a filiação a ser realizada no Recife.

Sem coligações
Presidente estadual do DEM, Mendonça Filho já não considera a possibilidade de o Senado acatar a volta das coligações e dá como certa a manutenção das regras atuais. Avalia que a formação de chapas será fundamental para o fortalecimento dos partidos. No DEM, a composição para corrida por vaga de deputado federal deve contar, entre outros, com ele e Fernando Filho.

Tarcísio... > O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi convicente aos olhos dos deputado pernambucanos, quando explicou, ontem, em reunião com parte da bancada federal que o caminho para o ramal de Suape sair mais rápido era tirar ele mesmo do traçado da Transnordestina.

...convicente > Tarcísio explicou que há outra empresa com jazida no limite do Piauí com Pernambuco interessada em operar pelo Porto de Suape. E avaliou que a mesma é capaz de construir o trecho antes da CSN. Avisou que está no radar fazer a concessão do terminal da Ilha de Cocaia para essa empresa. Os deputados entenderam a lógica do ministro de tentar acelerar o processo.

Fonte :Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário