sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Governo de PE define como será aplicação da 3° dose contra Covid-19 no público prioritário; confira data de início da imunização

O Governo de Pernambuco informou que, após discussão realizada na quinta-feira, 26 de agosto, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) decidiu que aplicará a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com imunossupressão e de idosos a partir dos 70 anos.

O debate aconteceu com base nas informações repassadas pelo Ministério da Saúde (MS). Como o informe técnico, com os dados oficiais, chegou apenas após a reunião, a pactuação ocorrerá em um novo encontro.

O objetivo dessa dose de reforço é ampliar a resposta imune do organismo no público considerado mais suscetível à doença, evitando a morbimortalidade. De acordo com o Ministério, a proteção dada pela vacina pode decair ao longo dos meses, sendo necessário ampliar essa resposta imune.

Segundo o órgão federal, os indivíduos imunossuprimidos deverão fazer o reforço vacinal a partir do 28º dia após a segunda dose. Já os idosos devem fazer seis meses após a segunda. A expectativa do MS é que a estratégia comece a partir de 15 de setembro.

Essa imunização deve ser feita, prioritariamente, com o imunizante da Pfizer. De maneira alternativa também pode ser usada a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde enviará insumos específicos para essa estratégia e que a ação é paralela à vacinação de primeira e segunda doses.

Novo lote de vacinas

Um segundo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na quinta-feira, 26 de agosto. Dessa vez, foram 133.380 doses da Pfizer/BioNTech, recebidas às 21h25, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.

O quantitativo veio acondicionado em 19 caixas térmicas, que foram levadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE). Essa nova remessa se junta às 214.600 doses da Coronavac/Butantan que chegaram na manhã da quinta (26).

Fonte:Da redação do Portal com informações do Governo de Pernambuco.

Portal de Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário