sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Xadrez em Pernambuco

 

Por Houldine Nascimento – interino

O anúncio da filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Democratas já movimenta as peças do tabuleiro político em Pernambuco. Um encontro em Brasília, na última quarta-feira (25), com as participações do presidente nacional da sigla, ACM Neto, e de Mendonça Filho, que lidera a legenda em Pernambuco, definiu a saída de Miguel do MDB, ratificando sua intenção em disputar o Governo. O deputado federal Fernando Filho (DEM), irmão de Miguel, também participou do ato.

A ida do gestor petrolinense à capital federal não se restringiu a esta reunião. No mesmo dia, ele almoçou com a cúpula do PDT. O presidente do partido, Carlos Lupi, e o vice, deputado André Figueiredo (CE), estiveram neste encontro, além do líder pedetista na Câmara, deputado Wolney Queiroz, que também é presidente do PDT em Pernambuco.

Embora incipiente, a conversa traça uma possibilidade de aliança entre DEM e PDT não só no Estado, mas envolvendo a conjuntura nacional. Isso abre caminho para que o pré-candidato pedetista à Presidência, Ciro Gomes, tenha um palanque para chamar de seu em Pernambuco. Houve elogios mútuos no encontro.

À coluna, Miguel afirmou que está ouvindo diversas lideranças partidárias e que espera estreitar a relação com os pedetistas: “O PDT é uma das legendas que queremos avançar em uma aliança. O DEM, é bom lembrar, já tem uma relação com o PDT em várias cidades importantes como Salvador e provavelmente isso se estenderá para a campanha estadual. Aqui em Pernambuco temos uma excelente relação com o deputado Wolney e creio que seja possível uma aliança entre os dois partidos para mudar Pernambuco e oferecer um novo rumo. A conversa foi boa e continuaremos a unir forças com mais partidos e lideranças.”

Carlos Lupi, por sua vez, destacou que a conversa foi produtiva. “Ele (Miguel) considera essa questão de Ciro com muito carinho. Nós também estamos discutindo com ACM Neto. A questão dos estados é muito amarrada à nacional. De qualquer maneira, abrimos essa primeira conversa e fiquei muito bem impressionado com a determinação do prefeito Miguel, com a sua competência. É jovem, muito preparado”, afirmou ao Blog.

Em Pernambuco, o PDT compõe a Frente Popular, encabeçada pelo PSB, mas as lideranças pedetistas estão assistindo com atenção à reaproximação entre socialistas e o PT. O recente desembarque de Lula em Pernambuco, com direito a um jantar montado pelo governador Paulo Câmara (PSB) no Palácio do Campo das Princesas, acendeu o alerta. “À medida que o PSB se aproxima do PT, somos obrigados a buscar alternativas na mesma proporção. Estamos dialogando com outras forças e o PSB tem conhecimento disso. É uma realidade que se impõe ao nosso partido para construir esse palanque de Ciro”, declarou Wolney à coluna.

A considerar também o fato de o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), pai de Miguel, estar na liderança do Governo Bolsonaro no Senado, o que faz com que toda essa movimentação seja bastante cautelosa.

Apoio – O PSD fechou questão em prol da indicação do ex-advogado-geral da União André Mendonça para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao menos oito dos 11 senadores da legenda e o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, participaram de um jantar que formalizou o apoio. O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), também esteve presente. “Não tenho nada contra ele. Não misturo as coisas. É uma pessoa do bem. Tem que aguardar a sabatina”, declarou à jornalista Basília Rodrigues, da CNN.

Sem guerra civil – Na entrevista que concedeu ao comunicador Geraldo Freire, ontem, na Rádio Jornal, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi questionado sobre uma declaração do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), um de seus aliados, que disse que o Brasil terá uma guerra civil. “Qualquer pessoa que fala algo, exagera, extrapola, se tem um plástico no seu carro vincula a mim como se fosse meu porta voz (...) Não acredito em guerra civil, não provocamos e nem queremos isso daí. Lutamos por liberdade de imprensa, pelo cumprimento de todos os artigos previstos em nossa Constituição. O resto é responsabilidade dessa pessoa. Não queiram colocar na minha conta, como alguns tentam fazer o tempo todo”, declarou.

Críticas a Pacheco – Bolsonaro comentou o arquivamento do pedido de impeachment dele contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu rejeitar o pedido: “O presidente do Senado, o senhor Pacheco, entendeu e acolheu uma decisão da advocacia do Senado. Agora, quando chegou uma ordem do ministro Barroso para abrir a CPI da Covid ele mandou abrir e ponto final. Ele agiu de forma diferente da que agiu no passado. Vocês sabem que nessa briga eu estou praticamente sozinho. Lamento a posição de Rodrigo Pacheco.”

Sorte no amor – O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Kaio Maniçoba, falou sobre a saída de uma de suas subordinadas, a influenciadora digital de Serra Talhada Raiane Lima. Ela deixou o cargo em comissão no órgão para morar na Inglaterra com o jogador de futebol Gabriel Jesus, do Manchester City. “Raiane está na Inglaterra amando e querendo bem. Ela tinha um vínculo com o IPA, mas já foi desfeito. Ela seguiu o seu caminho, não tem muito o que a gente discutir, ela foi morar com o namorado e que siga em frente, que leve o nome de Serra Talhada, que tenha bons frutos e quem sabe a gente não traz Gabriel Jesus qualquer dia para jogar no Pereirãoda”, cogitou em entrevista à TV Farol.

Sigilo derrubado – A Justiça atendeu a um mandado de segurança impetrado pela cúpula da CPI da Pandemia. Em decisão proferida ontem, o juiz federal substituto da 2ª Vara do DF Anderson Santos da Silva deferiu a liminar para suspender o sigilo do processo administrativo envolvendo Ministério da Saúde e Precisa Medicamentos na compra da vacina Covaxin. A informação foi compartilhada no fim da noite pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores do mandado. Ele celebrou a derrubada do sigilo: “Mais uma importante vitória da CPI da Covid!”

CURTAS

 ATENTADO – Pelo menos 90 pessoas morreram e quase 140 ficaram feridas em duplo atentado no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, de acordo com informações obtidas pela Agência France-Presse. Entre os mortos, há 13 militares dos EUA. O grupo extremista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do crime.

RETALIAÇÃO – Poucas horas depois das explosões, o presidente Joe Biden (EUA) fez um pronunciamento à nação e prometeu retaliar o Estado Islâmico. “Nós não vamos perdoar, nós vamos esquecer. Nós vamos caçá-los e fazê-los pagar", disse em referência aos militantes do Isis-K, filial do EI no Afeganistão e rival do Talebã.

Perguntar não ofende: Ciro Gomes vai conseguir algum palanque robusto em Pernambuco?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário