quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Zé Múcio e a eleição de 86 que nunca acabou

 

A eleição de 1986 para o Governo de Pernambuco teve como marca o favoritismo e a vitória previsível de Miguel Arraes sobre José Múcio Monteiro.

Como ele mesmo diz: “foi a melhor derrota da minha vida”, porque expôs sua coragem de enfrentar um fenômeno eleitoral, além de o projetar para a cena política nacional. Depois disso, ele teve cinco mandados de federal consecutivo. Com passagem como ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula e após ministro do TCU por indicação do mesmo presidente. 

Após antecipar sua aposentadoria no TCU, o nome de Zé Múcio vez ou outra é especulado para disputar o Governo de Pernambuco em 22 ou até compor a chapa como senador. Ele ontem veio a público dizendo que “não foi procurado por ninguém para falar sobre isso”, descartando todas as especulações. Porém, os mais próximos revelam que ele no auge dos seus 72 anos ainda se anima quando é lembrado para a disputa.  

TESE – A proximidade de Zé Múcio é grande, alguns falam da possibilidade do líder petista sugerir a Frente Popular o nome dele para compor a chapa como senador. Ele serviria para pacificar os conflitos de hoje.

COELHOS NO DEM – Como antecipamos em quase uma semana, Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra Coelho vão se filiar ao Democratas no próximo dia 25 de setembro. A cúpula nacional da sigla estará no Recife para o ato.

SIMBOLISMO – Coube ao ex-ministro Mendonça Filho oficializar o ingresso dos Coelhos na legenda que ele comanda em Pernambuco há anos. Esse foi um gesto de mostrar unidade com os novos filiados de peso. 

RÁPIDAS 

LAGOA DE ITAENGA – Após os Moinhos romperem com o deputado Tadeu Alencar (PSB), o socialista já monta um novo grupo na cidade. Não jogar no lixo as ações que levou para o município.

NA ESTRADA – Preparando seu voo nacional, o deputado Guilherme Uchoa Júnior está com o pé na estrada fechando novos apoios e ampliando e renovando os antigos. Ele é uma das promessas do PSB pra 22.

DE OLHO NO VOTO RAIZ – A deputada Tereza Leitão também vai correr atrás de um mandato em Brasília. Ela mira o voto tradicional do PT que foi absolvido quase que integralmente por Marília na última eleição.

CONTA DE VERAS – Com o retorno a aliança com o PSB, o deputado Carlos Veras aposta que o Partido dos Trabalhadores poderá fazer até três federais. 

PINGA-FOGO: Se não for vice, Raul Henry vai disputar a eleição por qual partido?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário