quinta-feira, 1 de abril de 2021

Azeda relação política entre o Professor Lupércio e Augusto Coutinho

 

Há algo de podre no reino da Marim dos Caetés que todos por lá tentam esconder, mas não estão mais conseguindo. É o casamento político do prefeito Professor Lupércio com o presidente estadual do seu partido, Solidariedade, o deputado federal Augusto Coutinho, que azedou. Os bastidores da política dão conta de que já há mais rusgas do que amor naquela relação. Se permanecer do jeito que está, pode até terminar em divórcio. E litigioso!

O cerne do desgaste é espaço político. O tamanho do deputado federal na prefeitura reduziu muito depois da reeleição do prefeito, a mais folgada da metropolitana, por sinal. A informação é que o poder de Coutinho na gestão é cada vez menor, a exemplo da sua influência nas decisões administrativas. E, isso teria irritado o parlamentar, cuja principal praça no estado é Olinda.

Vale lembrar que Augusto Coutinho é um dos principais responsáveis por Lupércio ser prefeito. Lá atrás, em 2016, o deputado não só assegurou o partido para o correligionário, como viabilizou a campanha do ponto de vista político e até financeiro. Foi Coutinho quem conseguiu que o Palácio fizesse corpo mole naquela eleição para o candidato do PSB à época, ninguém menos que o irmão de Eduardo Campos, Antônio Campos, derrotado no segundo turno pelo atual gestor.

De olho grande, Lupércio só esperou passar a sua reeleição já em 2020 para soltar o grito de independência. E aí, meu amigo, quando mexe com poder, essa turma não brinca. O imbróglio, que logicamente ninguém admitirá existir em on, permeia as rodas políticas da cidade e já chegou até no Palácio do Campo das Princesas, que monitora atento os desdobramentos. Resta saber se vão mandar bombeiros ou se vão tocar mais fogo.

AULAS PRESENCIAIS – Após análise do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva online de ontem, o retorno das aulas presenciais de forma gradual em todo o Estado. A volta começará nas escolas da rede particular, pela Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que poderão ser retomadas a partir da próxima segunda-feira (5). O cronograma segue com o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, a partir do dia 12. Nas escolas da rede estadual de ensino, as atividades pedagógicas, de forma presencial, serão autorizadas a partir do dia 19 para o 3º ano do Ensino Médio, Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais.

POLO DE CONFECÇÕES – Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, anunciou que, junto ao Governo de Pernambuco, conseguiu as alterações solicitadas pelos feirantes em relação ao horário de início das feiras do Polo de Confecções. Com o ajuste, as feiras poderão funcionar das 5h às 17h e o comércio, das 8h às 18h. A solicitação foi feita pelos representantes do polo durante uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Júlio, a secretaria executiva da pasta, Ana Paula Vilaça, o Secretário de Estado de Emprego, Trabalho e Qualificação Alberes Lopes, o deputado Estadual Diogo Moraes e o prefeito de Toritama, Edilson Tavares, na noite da última terça-feira (30).

REJEIÇÃO – O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) recomendou à Câmara Municipal de Palmares a rejeição das contas de 2018 do ex-prefeito Altair Júnior. A decisão tomou como base o não cumprimento dos repasses mínimos exigidos constitucionalmente no setor da educação. O total da despesa com o pessoal foi acima do limite. Mais um agravante para rejeição das contas foi o não cumprimento dos repasses na área da saúde. Por fim, foi caracterizada como insuficiente a transparência praticada pelo ex-prefeito do município.

HORÁRIO REDUZIDO – Hoje (1º) e amanhã (2), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai funcionar em regime de plantão, das 13h às 17h. Em observância à medida de contenção e prevenção do contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19), a Instituição vai funcionar nos referidos dias excepcionalmente em regime diferenciado de teletrabalho, ressalvadas as medidas urgentes que demandem atendimento presencial. Dessa forma, os atendimentos devem ser realizados remotamente por e-mail. Durante o recesso, as demandas urgentes devem ser encaminhadas ao promotor de Justiça plantonista, que atua das 13h às 17h, nos termos da Resolução RES-CPJ nº006/2017.

O povo quer saber: tudo que está acontecendo por aqui é por causa do 1º de abril ou o Brasil é mesmo o País da Mentira?

Por Fernanda Maria Negromonte, Cientista Política com ênfase em Relações Internacionais pela UFPE, membro da Equipe FalaPE.]

Fonte : FalaPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário