
A chapa dos sonhos da oposição em Pernambuco para tomar o Palácio do Campo das Princesas do favorito PSB começou a ganhar contornos nesses últimas dias de pandemia. Assunto ainda tratado nos bastidores para evitar queimações, a montagem ganhou um novo ingrediente: a possibilidade real de o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, ser o indicado ao Senado, tendo o gestor de Petrolina, Miguel Coelho, como candidato a governador.
O desenho segue o plano consagrado de equilibrar a chapa com nomes fortes de todas as regiões do Estado. Nesse caso, a novidade seria uma inversão no sentido da origem do candidato, tendo um sertanejo na cabeça de chapa com um metropolitano na vaga de senador. Restaria alguém do Agreste para a vaga de vice. E esse alguém tem nome e sobrenome: Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, que precisaria aceitar um espaço considerado menor.
Em um chapa com Miguel Coelho e Anderson Ferreira para governador e senador, respectivamente, os dois grupos políticos teriam de trabalhar para angariar votos para o aliado na região onde é forte. Caberia aos Coelho trabalharem por Anderson no Sertão. Já os Ferreira teriam a missão de massificar o nome do bem avaliado prefeito de Petrolina na RMR, onde estão a maioria dos votos, e junto ao segmento religioso.
Nesse cenário, um dos pontos que especula-se seria o recuo do senador Fernando Bezerra Coelho de uma candidatura à reeleição, abrindo espaço para Anderson. FBC concorreria à Câmara Federal na “vaga” de Fernando Filho. Esse, por sua vez, seria o nome do grupo para ocupar um ministério de Bolsonaro, na hipótese de o presidente da República ser reeleito ano que vem. Caso contrário, Fernandinho teria o apoio do grupo para disputar a prefeitura da sua terra em 2024. As conversas seguem acontecendo até porque o tempo é curto.
COZINHA – Um ponto a favor de Anderson Ferreira renunciar ao cargo para concorrer ao Senado é o fato de que Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes ficaria com um aliado, Luiz Medeiros, que poderia ser candidato à reeleição em 2024 ou abrir para o deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson, disputar a cadeira, mantendo a principal praça dos Ferreira em Pernambuco.
COZINHA 2 – A exemplo de Anderson, Miguel Coelho também tem um aliado de primeira hora na vice. Se o prefeito renunciar para tentar ser governador, Simão Durando, político da cozinha dos Coelho, também “guardaria” a vaga para Fernando Filho disputar a Prefeitura de Petrolina em 2024. Apesar das conversas, o chefe do clã, Fernando Bezerra Coelho, ainda pode desfazer as articulações e concorrer à reeleição na chapa de Geraldo Júlio ao Palácio.
MULHERES NA POLÍTICA – Hoje, oito de março, Dia Internacional da Mulher, é uma data também para refletirmos sobre a ainda pouca participação feminina na política e em cargos de eletivos. Triste realidade que reflete o machismo e o patriarcalismo da nossa sociedade. Apesar de estar longe do ideal, Pernambuco tem bons exemplos de mulheres em posição de destaque na política, como a vice-governadora Luciana Santos, uma deputada federal (Marília Arraes), 11 estaduais, prefeitas e vereadoras em todas as regiões. Importante destacarmos a delegada Gleide Ângelo, um sucesso eleitoral em 2018, a primeira vice do Recife, Isabella de Roldão, e Rannya Freitas, de Sanharó, a mais jovem a ser eleita para uma Câmara Municipal no Brasil, em 2020, aos 18 anos.
COVID – O falecimento do vereador Véio de Helena, de Xexéu, vítima do coronavírus, só reforça as decisões que as mesas diretoras de Câmaras municipais de todo estado têm tomado no sentido de realizarem sessões virtuais ou sem a presença de público. Claro que é importante a presença da população nas reuniões, até para cobrar e fazer pressão nos parlamentares, mas o momento agora é de intensificar isolamento social e respeitar o Decreto do Governo de Pernambuco. A coluna aproveita para se solidarizar com a família do vereador de Xexéu.
O povo quer saber: Raquel Lyra aceitaria a vaga de vice em uma chapa com Miguel Coelho (governador) e Anderson Ferreira (senador)?
Fonte : FalaPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário